expresso.ptexpresso.pt - 11 set 09:07

EDP emite 600 milhões de euros de dívida com juro de 0,375%

EDP emite 600 milhões de euros de dívida com juro de 0,375%

Elétrica foi ao mercado financiar-se com "obrigações verdes", para apoiar os seus parques eólicos e solares, pagando um juro que é menos de um décimo do custo médio da dívida do grupo

A EDP avançou com uma emissão de dívida no montante de 600 milhões de euros, mediante a colocação no mercado de "green bonds" ("obrigações verdes", títulos de dívida especificamente destinados a financiar projetos de energia limpa), anunciou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Estes títulos têm uma maturidade de sete anos, vencendo em setembro de 2026, e por eles a EDP pagará aos investidores um juro anual de 0,375%, significativamente abaixo do custo médio da dívida que a elétrica portuguesa tem hoje, que é de 4%.

Os títulos agora emitidos serão admitidos à negociação na Euronext Dublin. No seu comunicado a EDP confirma que esta emissão de dívida se destina a financiar projetos eólicos e solares da EDP Renováveis.

As "green bonds" têm sido uma opção de financiamento cada vez mais procurada pelas empresas do setor elétrico, permitindo-lhes acesso a empréstimos com maturidades mais longas e taxas de juro relativamente baixas, aproveitando o interesse de diversos investidores institucionais por produtos ligados às energias limpas e ao combate às alterações climáticas.

Esta não foi a primeira emissão deste tipo de obrigações da EDP. Este ano a EDP já tinha colocado no mercado 1000 milhões de euros de dívida "verde" com uma maturidade de 60 anos, vencendo apenas em 2079.

1
1