exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 11 set 18:51

Altice fez simulacro de operação de socorro com 5G em Aveiro

Altice fez simulacro de operação de socorro com 5G em Aveiro

Altice e Ericsson instalaram rede experimental na cidade para a demonstração

A cidade de Aveiro recebeu nesta quarta-feira um simulacro de uma operação de socorro que se destacou por ter sido baseada na quinta geração de comunicações móveis (5G). Além das empresas de telecomunicações, participaram ainda a Câmara Municipal, a Polícia de Segurança Pública, as duas corporações de Bombeiros Voluntários de Aveiro, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Devido às maiores velocidades de débito e à baixa latência, a rede 5G deverá aumentar a eficácia da resposta das autoridades a situações de socorro: seja no uso de um drone para captar imagens em tempo real do local ou para partilhar informações vitais das pessoas envolvidas no acidente diretamente com o hospital.

Na informação partilhada pela Altice em comunicado, a operadora diz que, em colaboração com a Ericsson, configurou uma rede 5G E2E (end-to-end) em Aveiro e que colocou em operação a primeira fase da rede experimental 5G da cidade.

«Esta demonstração é mais uma materialização das vantagens da rede 5G no futuro, num território que vai beneficiar e continuar a evoluir com esta tecnologia – o socorro», sublinhou em comunicado Luís Alveirinho, diretor de tecnologia da Altice Portugal.

1
1