expresso.ptexpresso.pt - 11 set 11:42

Maior construtora do mundo procura alianças para disputar obras públicas em Portugal

Maior construtora do mundo procura alianças para disputar obras públicas em Portugal

Grupo chinês está a tentar firmar parcerias para entrar em obras no Porto de Sines e no futuro aeroporto do Montijo, segundo o "Jornal de Negócios"

A China Construction Third Engineering Bureau Group, que integra o grupo China State Construction Engineering Corporation, o maior grupo mundial de construção, está à procura de parceiros de negócio em Portugal, para concorrer a obras públicas no nosso mercado, revela a edição desta quarta-feira do "Jornal de Negócios".

Uma delegação daquela empresa chinesa esteve em Portugal uma semana para estabelecer as bases de protocolos de cooperação com potenciais parceiros de negócio, podendo a companhia asiática vir a intergrar consórcios com empresas portuguesas ou entrar diretamente no seu capital.

Segundo o "Jornal de Negócios", a China Construction Third Engineering Bureau Group já tem alguns concursos no radar, como o porto de Sines e o novo aeroporto do Montijo.

O grupo de que essa empresa faz parte já concretizou um investimento em Portugal, ao adquirir 50% de uma sociedade da Teixeira Duarte que visa o desenvolvimento de um projeto imobiliário em Oeiras.

A construção poderá agora ser a próxima grande área de entrada de capital chinês em Portugal, depois de nos últimos anos outros setores terem atraído investimento da China, como sucedeu na energia (com a China Three Gorges na EDP e a State Grid na REN), na banca (com a Fosun no BCP), nos seguros (com a Fosun na Fidelidade) e na saúde (a Luz Saúde �� também controlada pela Fosun).

1
1