www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 10 set 09:00

Roubar é bom

Roubar é bom

“No cinema, o segredo é roubar dos melhores”, admitiu Francis Ford Coppola. Em todas as expressões artísticas, a arte mais subestimada é roubar. Os medrosos copiam. Os medíocres imitam. Os melhores roubam. - Opinião , Sábado.
EM HAWKS ON HAWKS (University Press of Kentucky, reeditado em 2013), o célebre livro de entrevistas a Howard Hawks conduzidas por Joseph McBride ao longo de sete anos, o grande director do período clássico de Hollywood explica a dado momento - Hawks gostava de comentar mas detestava explicar-se - que "o melhor criador é aquele que rouba muito". Em Junho último, de passagem pelo Il Cinema Ritrovato, o festival italiano concebido pela Cinemateca de Bolonha em forma de carta de amor a filmes muito desejados ou aguardando descoberta - sempre em cópias restauradas e prístinas -, o hoje viticultor de Napa e reformadíssimo artista da Renascença Francis Ford Coppola assinou por baixo o epigrama de Hawks, feiticeiro narrativo das montanhas mágicas: "No cinema, o segredo é roubar dos melhores."
capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 05 de setembro de 2019.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
1
1