observador.ptobservador.pt - 20 ago. 14:21

Navio da marinha espanhola vai recolher migrantes do Open Arms

Navio da marinha espanhola vai recolher migrantes do Open Arms

O navio "Audaz" está desde esta manhã a preparar-se para largar de Cádiz, da Base Naval Rota, rumo a Lampedusa onde os migrantes a bordo do Open Arms aguardam o resgate.

Os migrantes serão resgatados do navio Open Arms e transportados até Maiorca ,de acordo com o governo espanhol que já tinha mostrado disponibilidade para receber os cerca de 100 migrantes retidos. O navio Open Arms está no mar há 19 dias, tendo já vários migrantes optado por saltar fora do navio e tentar nadar até terra firme, em desespero para sair do barco.

Segundo o jornal El Mundo, desde as primeiras horas da manhã que o navio está a ser preparado para rumar à ilha italiana de Lampedusa. O navio deverá partir cerca das 17 horas (16 horas em Lisboa) e navegar durante três dias até chegar à localização do Open Arms, que deverá também ser escoltado até ao porto de Palma em Maiorca.

A opção do governo espanhol de escoltar o Open Arms até Palma de Maiorca surge depois de analisar as opções disponíveis para resolver a emergência humanitária que se vive a bordo do navio.

No domingo, a ONG recusou a hipótese de atracar em Algeciras — em Espanha —, alegando que a embarcação não teria condições para fazer a navegação até ao porto disponibilizado.

NewsItem [
pubDate=2019-08-20 15:21:35.0
, url=https://observador.pt/2019/08/20/navio-da-armada-espanhola-vai-recolher-migrantes-do-open-arms/
, host=observador.pt
, wordCount=185
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_08_20_479314171_navio-da-armada-espanhola-vai-recolher-migrantes-do-open-arms
, topics=[europa, pessoas, espanha, sociedade, mundo, itália, solidariedade, migrantes]
, sections=[vida, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]