expresso.ptexpresso.pt - 20 ago. 11:20

China vai ter uma câmara de vigilância por cada dois habitantes em 2022

China vai ter uma câmara de vigilância por cada dois habitantes em 2022

Oito das dez cidades mais vigiadas do mundo são chinesas. Mas Londres e Atlanta também estão no top 10 das cidades com mais câmaras instaladas

As cidades chinesas são as mais vigiadas do mundo: oito das dez cidades mais controladas do mundo situam-se no país, de acordo com um estudo realizado pela empresa britânica Comparitech sobre a instalação de câmaras de circuito fechado de televisão (CCTV, na sigla inglesa) em locais públicos, num conjunto de 121 cidades.

Chongqing, Shenzhen e Xangai têm, cada uma, mais de 100 câmaras por mil habitantes. A cidade mais vigiada do mundo é Chongqing, com 168 câmaras por mil habitantes - um total de 2,6 milhões de câmaras. Segue-se Shenzhen, com 159 câmaras por cada mil pessoas (ou 1,9 milhões no total) e Xangai, com 113 câmaras por mil habitantes (2,9 milhões de câmaras no total).

E, segundo a empresa, as previsões apontam para a existência de 626 milhões de câmaras em utilização no país em 2022 - ou seja, cerca de uma câmara para cada duas pessoas. Atualmente, o país tem cerca de 200 milhões de câmaras em utilização.

Só Shenzhen tem como meta aumentar o número de câmaras instaladas nos próximos anos para 6 milhões. “Se toda a China aumentasse o número de câmaras CCTV em 1145%, o país teria 2,29 mil milhões de câmaras - pouco menos de duas câmaras para cada duas pessoas”, lê-se numa publicação no site da Comparitech.

Mais câmaras, maior segurança?

Mas não são só as cidades chinesas que controlam os seus cidadãos. Londres, no Reino Unido, e a cidade norte-americana de Atlanta são as duas cidades fora da China que entram na lista das dez mais vigiadas - em sexto e décimo lugar do ranking, respetivamente. A primeira tem 68 câmaras e a segunda 15 câmaras por cada mil habitantes.

Singapura, Abu Dabi, Chicago, Bagdad, Dubai, Moscovo, Berlim e Nova Deli são outras localizações que pertencem ao top 20. Na Europa, além de Londres e de Berlim, Varsóvia, Viena, Madrid, Budapeste, Atenas e Paris também estão entre as 40 cidades com maior número de câmaras por mil habitantes.

Embora a instalação de câmaras CCTV - sistema que distribui sinais provenientes de câmaras localizadas em sítios estratégicos - seja muitas vezes realizada em nome do cumprimento da lei e da prevenção do crime, a existência de mais câmaras numa cidade não leva necessariamente a uma maior segurança.

Segundo a Comparitech, que correlacionou o número de câmaras com os índices de crime e segurança da Numbeo, a correlação entre estes indicadores é fraca.

Além de recorrer à maior base de dados sobre cidades e países com o contributo dos utilizadores, a empresa britânica serviu-se de outras estatísticas e relatórios para analisar, nos 121 países mais populosos do mundo (embora tenha excluído aqueles para os quais não foram encontrados dados suficientes), o número de câmaras CCTV.

NewsItem [
pubDate=2019-08-20 12:20:51.0
, url=https://expresso.pt/economia/2019-08-20-China-vai-ter-uma-camara-de-vigilancia-por-cada-dois-habitantes-em-2022
, host=expresso.pt
, wordCount=443
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_08_20_2112278600_china-vai-ter-uma-camara-de-vigilancia-por-cada-dois-habitantes-em-2022
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]