pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 20 ago. 13:00

Telescópio Hubble captou imagem incrível do beijo de duas galáxias

Telescópio Hubble captou imagem incrível do beijo de duas galáxias

O Telescópio Espacial Hubble conseguiu fotografar duas galáxias que se "tocaram" pela primeira vez. É um duo conhecido como UGC 2369, e ambos os sistemas serão um apenas... mas daqui a milhões de anos.

O Telescópio Espacial Hubble conseguiu fotografar duas galáxias que se “tocaram” pela primeira vez. É um duo conhecido como UGC 2369, e ambos os sistemas serão apenas um… mas daqui a milhões de anos.

Os dois sistemas fotografados pelo telescópio Hubble podem dar pistas do que acontecerá com a nossa Via Láctea.

Hubble captou o beijo entre galáxias

Na impressionante imagem podemos ver a rotação de um ao redor do outro. Isto porque as suas gravidades são atraídas para o fim inevitável: a fusão. Conforme explica a Agência Espacial Europeia (ESA), tudo o que actualmente liga as duas galáxias é uma “ponte fina de gás, poeira e estrelas”.

A maioria das galáxias pertence a um grupo de vários sistemas, nos quais as interações entre eles são frequentes. E nem sempre acontece de forma violenta ou abrupta. Na verdade, tudo pode ser muito mais subtil, como no caso do UGC 2369. Em muitas ocasiões, o fio invisível da atração faz com que as galáxias se deformem, com “caudas” e “braços” estendendo-se do centro e transformando-as em formas impressionantes, como é o caso aqui.

This is UGC 2369, seen by NASA/ESA @HUBBLE_space. It’s actually two galaxies interacting, being pulled closer together by their gravitational attraction, in a similar process that will see our galaxy, the Milky Way, collide with the Andromeda galaxy. See https://t.co/ZzsB04tVNr pic.twitter.com/bDAtydgWSl

— ESA (@esa) August 5, 2019

Via Láctea: Um dia também iremos ser esmagados

As fusões, por outro lado, são muito mais destrutivas, e isso é mais provável de ocorrer especialmente quando as galáxias são semelhantes em tamanho. Esses eventos maiores são menos comuns do que fusões menores, mas acredita-se que a nossa própria galáxia tenha uma colisão “próxima” no futuro.

Neste momento, a Via-Láctea em que vivemos está ocupada esmagando e absorvendo duas galáxias anãs próximas, conhecidas como Sagitário e Cão Maior. Mas um dia, a nossa galáxia pode tornar-se o menu de uma galáxia maior. De facto, os astrónomos estão certos de que a Via Láctea e as galáxias de Andrómeda irão colidir nalgum momento daqui a mil milhões de anos. Exatamente quando poderá ser e como se irá desenvolver ainda está a ser debatido pela comunidade científica.

Embora a fusão UGC 2369 pareça nova, este duo galáctico é considerado num estágio relativamente avançado. Portanto, treinar o olho de Hubble em interações como esta pode dar-nos uma ideia do destino da nossa própria galáxia.

Há um planeta gigantesco a vaguear pela vizinhança da nossa galáxia

NewsItem [
pubDate=2019-08-20 14:00:59.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/hubble-telescopio-esa-beijo-galaxias/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=402
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_08_20_181606203_telescopio-hubble-captou-imagem-incrivel-do-beijo-de-duas-galaxias
, topics=[hubble, tecnologia, esa, via láctea, ugc 2369, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]