desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 15 ago 23:09

Braga confirma play-off, trio luso brilha no 'Wolves', Paciência, Miguel Cardoso e Bruma seguem em frente

Braga confirma play-off, trio luso brilha no 'Wolves', Paciência, Miguel Cardoso e Bruma seguem em frente

A primeira mão dos play-offs está agendada para 22 de agosto.

O Sporting de Braga confirmou, esta quinta-feira, a passagem ao ‘play-off’ da Liga Europa de futebol, juntando-se ao Vitória de Guimarães e também ao Wolverhampton, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, que contou com golos lusos em nova goleada.

Depois do triunfo na primeira mão da terceira pré-eliminatória, por 4-2, na visita ao Brondby, os bracarenses selaram a qualificação com mais um resultado esclarecedor, por 3-1, com golos de Palhinha, André Horta e Paulinho, aos 19, 41 e 66 minutos, respetivamente, sendo que os nórdicos reduziram por Peter Bjur, aos 85.

Os ‘arsenalistas', que na época transata não tinham passado esta fase preliminar, acompanham o também minhoto Vitória de Guimarães para o ‘play-off’ - cujos jogos estão agendados para 22 e 29 de agosto - em que vão defrontar os russos do Spartak de Moscovo, que ultrapassaram os suíços do Thun com duas vitórias (3-2 e 2-1).

Já os vitorianos terão pela frente os romenos do FCSB - antigo Steaua de Bucareste – que eliminaram os checos do Mlada Boleslav (1-0), graças a um golo de Ionut Pantiru, aos 90+1 minutos.

Na última ronda preliminar da Liga Europa está também o Wolverhampton, que repetiu o resultado da primeira mão e voltou a golear o Pyunik, da Arménia, por 4-0, num encontro com três golos lusos.

Com Rúben Vinagre, João Moutinho e Pedro Neto de início, o Wolverhampton abriu o marcador aos 54 minutos, precisamente através do avançado internacional sub-20 português, que, na estreia pelos ingleses, ainda assistiu Gibbs-White para o segundo tento, aos 58.

Vinagre aumentou a contagem, aos 64 minutos, antes de Diogo Jota, que tinha sido lançado aos 72, para o lugar de Pedro Neto, sentenciar o triunfo dos ‘wolves’ com um pontapé acrobático, aos 87. Rui Patrício e Rúben Neves não saíram do banco de suplentes da equipa comandada por Espírito Santo.

No ‘play-off’, o Wolverhampton vai defrontar o Torino, naquele que é, provavelmente, o jogo cabeça de cartaz daquela ronda. Os italianos, que na primeira partida tinham vencido o Soligorsk, por 5-0, empataram 1-1 na Bielorrússia.

Já o AEK, treinado pelo português Miguel Cardoso, empatou 1-1 na receção ao Universidade Craiova, e capitalizou a vitória obtida na Roménia, na primeira mão (2-0).

Com os lusos Paulinho, Hélder Lopes, André Simões, Francisco Geraldes e Nélson Oliveira no ‘onze’ titular, os atenienses marcaram por Petros Mantalos, aos 26 minutos, mas Antoni Ivanov restabeleceu a igualdade, aos 63, num jogo em que David Simão foi lançado por Miguel Cardoso na segunda parte.

Na próxima ronda, os helénicos vão encontrar os turcos do Trabzonspor, de João Pereira, Ivanildo Fernandes e Edgar Ié, que superaram o Sparta de Praga, por 2-1, apurando-se com um agregado de 4-3.

O PSV, com o internacional português Bruma de início, também seguiu em frente, não saindo de 0-0 caseiro com o Haugesund, após a vitória por 1-0 na Noruega, enquanto o Eintracht Frankfurt, com Gonçalo Paciência lançado na segunda parte, bateu por 1-0 o Vaduz (6-0 no agregado da eliminatória).

Feyenoord, Astana e Ludogorets também confirmaram a passagem ao ‘play-off’, sendo que os dois últimos voltaram a ‘atropelar’ Valletta (4-0) e The New Saints (4-0), fechando os duelos com agregados de 9-1 e 9-0, respetivamente.

A primeira mão do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa está agendada para 22 de agosto, enquanto a segunda mão se realiza em 29.

1
1