pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 ago 13:00

Afinal a Microsoft quer o Paint a ser apenas mais um extra no Windows 10

Afinal a Microsoft quer o Paint a ser apenas mais um extra no Windows 10

Para a próxima grande atualização do Windows 10 existem já movimentações. O Paint parece ter tomado um novo rumo e vai passar a ser apenas um simples extra, sem estar instalado.

A relação da Microsoft com o Paint no Windows 10 não tem sido pacifica. Com uma app alternativa criada e presente, não parece fazer sentido a sua continuidade. As decisões parecem apontar para vários sentidos, sem que exista uma decisão final.

Desde 2017 que a Microsoft tem procurado encontrar um caminho para o Paint. Já lhe decretou uma morte certa, sendo removido de forma total do Windows 10. A ideia era abrir caminho para o Paint 3D, a nova app de desenho deste sistema.

Uma nova mudança do Paint da Microsoft no Windows 10

Depois disso recuou nesta decisão e acabou sobretudo por manter esta aplicação no seu sistema operativo. O desagrado dos utilizadores ditou principalmente esta nova mudança, ainda que, na verdade, este estivesse para mudar para a loja de aplicações da Microsoft.

Depois de todas estas confusões, um novo rumo está tomado. O Windows 10 irá se apenas um extra do Windows 10, não instalado e disponível de forma pouco acessível. Este passo deverá ser tomado na próxima grande atualização, que chega no início de 2020.

Esta é uma situação que pode ser já vista no programa Insiders. A mais recente Build removeu o Paint e remeteu-o para uma funcionalidade opcional. Está na mesma área onde podemos encontrar também o Windows Media Player, ou o MSIX packaging tool, ou o Windows Developer Mode ou o Microsoft Quick Assist.

A última atualização torna esta app um simpels extra

A última atualização traz área é acessível nas Definições do Windows 10 e procurando a opção Aplicações. Aí dentro encontrem o separador Aplicações e funcionalidades, devendo depois escolher a opção Funcionalidades opcionais. O Paint vai estar aí à espera dos utilizadores, para ser instalado.

Assim sendo, será desta que o Paint vai sair do Windows 10? Depois de tantas mudanças, tudo aponta para que se venha a tornar apenas uma app acessória no sistema da Microsoft. Não será certamente o fim mais digno, mas é o necessário para manter todas as partes satisfeitas.

1
1