pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 ago 16:00

Como pesquisar no Google de forma eficiente (com alguns truques)

Como pesquisar no Google de forma eficiente (com alguns truques)

É raro o dia em que não utiliza o Google para alguma pesquisa. O estado do tempo, a notícia do dia, uma dúvida levantada pelo seu grupo de amigos... são alguns dos exemplos. Para pesquisar não há grande ciência, mas existem truques que podem fazer a diferença nos resultados que lhe são oferecidos.

É raro o dia em que não utiliza o Google para alguma pesquisa. O estado do tempo, a notícia do dia, uma dúvida levantada pelo seu grupo de amigos… são alguns dos exemplos.

Para pesquisar não há grande ciência, mas existem truques que podem fazer a diferença nos resultados que lhe são oferecidos.

Diga: OK Google!

As pesquisas por voz estão disponíveis há muito tempo e poderão ser uma excelente forma de encontrar aquilo que procura.

Poderá dizer as palavras mágicas “OK Google” ou então clicar no microfone que irá encontrar no motor de pesquisa. Este estará assim disponível tanto no PC como no seu smartphone, na barra de pesquisa.

@ Para resultados em redes sociais

Pretende encontrar alguma notícia que foi partilhada nalguma rede social ou uma publicação específica? Na pesquisa comece então por coloca @ antes do nome da rede social, seguido da pesquisa pretendida. Por exemplo, “@twitter pagamentos bitcoins”.

# Para encontrar hashtags

A partilha de hashtags é hoje muito comum dentro das redes sociais, ajudando os outros utilizadores a encontrarem conteúdos relacionados com um tema específico.

No Google, para que, de forma geral, se consiga encontrar tudo sobre esse tema é possível pesquisar por uma hashtag, bastando para isso colocar o # antes da palavra. Por exemplo, “#homedecor”. Em seguida, nos resultados, surgem logo todas as fontes onde essa hashtag foi partilhada, Facebook, YouTube, Pinterest… ou qualquer outra.

Excluir palavras

Quando uma pesquisa poderá relacionar vários temas a pesquisa poderá não ser muito eficiente. No entanto, é possível excluir palavras, criando assim um filtro mais apertado.

Vamos a exemplos. Quer saber mais sobre maçãs, contudo, não quer receber resultados de receitas. Na pesquisa deverá então escrever maçãs seguida do sinal menos (-) e da palavra receitas: “maçãs -receitas”.

Referência exata entre aspas

Ouviu uma frase, leu um texto, uma música e quer saber de onde faz parte exatamente um excerto? Basta fazer a pesquisa entre aspas. Por exemplo, “Baterias impressas em wafers de silício”, que é parte de um título de um artigo recente do Pplware.

Sem dicionários

Para encontrar o significado de uma palavra não necessita propriamente de entrar num qualquer site de dicionários. Na verdade basta escrever “definição de” antes de qualquer palavra, que o Google leva-o até às mais diversas definições.

Cálculos sem calculadora

Quanto é 289*2230? Poderá abrir a calculadora do seu smartphones, poderá abrir a calculadora do Windows… ou simplesmente perguntar ao Google.

Na barra de pesquisa escreve o valor que pretende calcular que o resultado surge imediatamente.

Erros ortográficos não são “porblema”

Apesar de quanto mais bem escrito estiver a pesquisa, melhor será o resultado, a verdade é que se der um erro na sua pesquisa não haverá problema. A primeira sugestão que o Google apresenta é a correção da palavra errada. No entanto, apesar da sugestão, se a palavra aparentemente errada tiver significado este também será dado e apresentados os devidos resultados.

Para seguir a pesquisa com a palavra correta, basta clicar sobre “A apresentar resultados para …”.

Outro caso que poderá estar relacionado, é a escrita de palavras que corretamente são com maiúscula, mas que na pesquisa podem perfeitamente ser escritas em minúsculo, que o resultado será eficiente. Por exemplo, “Portugal” e “portugal”.

Existem mais dicas de pesquisa que considera essenciais?
1
1