pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 ago 09:00

Facebook começou a mudar nome do WhatsApp e tem novidades na Web

Facebook começou a mudar nome do WhatsApp e tem novidades na Web

Na maioria dos casos, a presença do Facebook no WhatsApp é discreta. Limita-se à réplica de funcionalidades de outros serviços e à integração deles. No entanto, sabe-se que a rede social quer uma presença mais forte e já começou. O primeiro passo vem com a mudnaça de nome.

Quando comprou o WhatsApp, o Facebook prometeu que ia deixar este serviço continuar o seu rumo, sem interferir nele. A verdade é que este cenário aconteceu nos primeiros tempos, mas agora, cada vez mais se nota a mão da rede social.

Na maioria dos casos, a presença do Facebook no WhatsApp é discreta. Limita-se à réplica de funcionalidades de outros serviços e à integração deles. No entanto, a rede social quer uma presença mais forte e já começou. O primeiro passo vem com a mudança de nome.

Facebook começou a mudar o nome do WhatsApp

Apesar de pertencer ao Facebook, não se nota de forma declarada a sua presença no WhatsApp. São apenas pequenos pormenores e integrações, que, na verdade, passam despercebidas. Não há uma linha de imagem que seja associada e até as capacidades entre os diferentes serviços diferem.

Sabe-se que a rede social quer ter uma presença maior, marcando a posse e colocando a sua marca no WhatsApp. A forma que encontrou para isso passará pela mudança do nome. Esta será muito discreta, mas terá sobretudo a palavra Facebook presente.

Versão atual do WhatsApp
Versão beta do WhatsApp

Aparentemente este passo já aconteceu, na mais recente versão beta da app para Android. Aqui já encontramos o termo WhatsApp do Facebook na zona de definições, mostrando que este passo está a ser dado. Em breve deverá surgir em mais locais e com uma visibilidade mais forte.

As novidades para o WhatsApp Web

Enquanto trouxe a marca Facebook para o serviço, este criou também outras novidades, desta vez na versão Web. Assim, temos igualmente novidades no browser, que muitos já usam nas app móveis. É a conversão de funcionalidades e a forma de garantir uma experiência de utilização transversal.

Preparadas para ser lançadas estão aparentemente 2 novidades. A primeira, os Albums, é igual ao que temos já no smartphone. Ao serem partilhadas várias imagens ou vídeos, estas passam a surgir agrupadas e expansíveis numa galeria. Assim é ocupado menos espaço no ecrã.

No segundo caso, temos também uma novidade já conhecida das apps móveis. Centra-se nos stickers (Grouped Stickers) e garante que sempre que enviem 2 ou mais destes autocolantes, estes surgem na mesma linha da janela de conversação. Mais uma vez tudo se dedica a poupar espaço no ecrã.

Apesar de ter sido já detetado, ainda não existe uma data para a sua disponibilização. O serviço está a apresentar de forma lenta, a fim de garantir que é desenvolvido e testado de forma perfeita. Assim, e sem falhas, será alargado aos restantes utilizadores.

Depois de termos visto esta semana a segurança do WhatsApp ser alargada, é agora a hora de outras novidades. A mudança de nome é já uma realidade e as melhorias nas diferentes versões vão chegando de forma gradual.

Facebook colocará o seu nome no Instagram e mesmo no WhatsApp

1
1