www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 13 ago 19:20

FlixMobility prepara-se para expansão global

FlixMobility prepara-se para expansão global

A marca de partilha de viagens de carro FlixCar será lançada em 2020 para complementar as redes existentes de autocarro e comboios na UE.

A operadora global de mobilidade FlixMobility, estendeu a ronda de financiamento da Série F em parceria com a Baillie Gifford, Luxor Capital Group, Odyssey 44 e investimentos adicionais provenientes de fundos e contas geridas pela BlackRock. A ronda de financiamento começou no início do mês com novas parcerias com a TCV e Permira e um coinvestimento articulado entre o investidor de longo prazo HV Holtzbrinck Ventures e o Banco Europeu de Investimento.

O capital obtido será utilizado para acelerar a expansão global, mas também para lançar um novo serviço da FlixMobility, o FlixCar, uma plataforma de partilha de viagens de carro que irá complementar as redes existentes da FlixBus e FlixTrain, assim como a expansão da plataforma de charter, que apresenta um rápido crescimento. Alcançar a liderança de mercado nos Estados Unidos com a FlixBus tem sido uma prioridade desde a entrada neste mercado, no ano passado, mas 2020 também terá autocarros verdes na América do Sul e na Ásia. Relativamente à marca FlixTrain, o investimento irá contribuir para a expansão em novos países da EU seguindo a liberalização do mercado ferroviário no próximo ano, além de fazer crescer o produto no mercado alemão onde a FlixTrain já opera múltiplas rotas que atravessam o país. 

“É com humildade que recebemos o entusiasmo arrebatador com que investidores altamente reconhecidos nos ajudam a oferecer mobilidade inteligente, acessível e sustentável a cada vez mais pessoas”, disse Jochen Engert, CEO e Fundador da FlixMobility. “Com o apoio da Baillie Gifford, Luxor Capital Group, Odyssey 44 e BlackRock, através dos fundos e contas que gere, estamos preparados para trazer os nossos planos altamente ambiciosos à luz do dia. Percorremos um longo caminho desde que, apenas há seis anos, entrámos no Mercado como uma startup alemã, até sermos líder europeu de mobilidade. A próxima paragem: mobilidade verde em todo o globo.”

Os recentes investidores da FlixMobility juntam-se aos atuais acionistas que incluem a General Atlantic, uma empresa líder global de growth equity, e Silver Lake, líder em investimento em tecnologia, que ajudaram a empresa a crescer rapidamente de startup a operador global de mobilidade.

De Startup alemã a Líder Mundial de Mobilidade

A revolucionar viagens de longa distância desde 2013, a FlixMobility é um operador de viagens intercidade convenientes e acessíveis para milhões de passageiros, com 45 milhões de pessoas a utilizar a FlixBus e FlixTrain em 2018, através de 350,000 ligações diárias para mais de 2,000 destinos. A FlixMobility é líder de mercado inquestionável na Europa e expandiu para os Estados Unidos em 2018 servindo 29 países. A companhia trabalha com mais de 300 parceiros independentes de autocarros e comboios e criou mais de 10,000 postos de trabalho na indústria.

Em 2018 a FlixTrain foi lançada, introduzindo o modelo FlixBus na indústria ferroviária na Alemanha. Em 2019 a empresa também se candidatou às vias férreas na Suécia e França, de forma a preparar a expansão da FlixTrain com o aproximar da liberalização dos transportes ferroviários na Europa.

Cerca de 1,300 pessoas trabalham na FlixBus e na FlixTrain entre 19 escritórios em 17 países. Ao trabalhar com colaboradores no terreno entre os mercados FlixBus, a empresa consegue adaptar-se de forma consistente aos mercados e às necessidades locais.

Opções para cada viajante: o lançamento da FlixCar

Com a FlixBus e a FlixTrain, a FlixMobility oferece uma rede de operação integrada e em contínua expansão, possibilitando que as pessoas planeiem viagens flexíveis e de forma personalizada. No sentido de oferecer mobilidade sustentável e acessível ainda a mais pessoas – e oferecer cada vez mais ligações porta a porta – a FlixMobility prepara-se para lançar a FlixCar, um serviço de partilha de viagens de carro perfeitamente adaptado para expandir a rede de operação e oferecer ainda mais destinos.

“Desde o início que nos posicionámos não como uma empresa de autocarros ou de transporte, mas como um operador de mobilidade: oferecemos viagens acessíveis, smart e ecológicas, seja de autocarro, comboio, ou – brevemente – boleias partilhadas,” disse Engert. “A FlixCar é um passo lógico na extensão da nossa rede, de forma a que possamos possibilitar que cada vez mais pessoas experimentem o mundo. Em média, a taxa de ocupação dos carros é meramente 1.5. A partilha de viagens é um modo único de dividir custos de combustível e baixar o impacto climático”.

 Por João Miguel Mesquita Tags
1
1