www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 13 ago 19:57

Processadores AMD de segunda geração estabelecem um novo padrão

Processadores AMD de segunda geração estabelecem um novo padrão

Os processadores da série EPYC 7002 da AMD definem mais de 80 recordes mundiais de desempenho, proporcionam 2X o desempenho em comparação com a geração anterior e oferecem TCO 25% a 50% menor do que as ofertas da concorrência.

No evento de lançamento, a AMD juntou-se a um ecossistema expansivo de parceiros de datacenter e clientes para apresentar a sua família de processadores AMD EPYC de 2ª Geração que oferece liderança de desempenho através de uma grande quantidade de empresas, Cloud e alto desempenho computacional (HPC). Os processadores da segunda geração AMD apresentam até 64 núcleos “Zen 2” na avançada tecnologia de processo de 7nm para oferecer um desempenho recorde, ajudando a reduzir o custo total de propriedade (TCO) em até 50% em inúmeras cargas de trabalho. Neste evento, a Google e a Twitter anunciaram as novas implementações do processador de 2ª geração AMD EPYC e a HPE e a Lenovo anunciaram a disponibilidade imediata de novas plataformas.

“Hoje, estabelecemos um novo padrão para o datacenter moderno com o lançamento de nossos processadores AMD EPYC de 2ª geração que proporcionam desempenho recorde e custo total de propriedade significativamente menor num amplo conjunto de cargas de trabalho”, disse Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD. “A adoção dos nossos novos processadores para servidores líderes está em aceleração com vários novos clientes, na Cloud e HPC que escolhem os processadores EPYC para atender às necessidades mais exigentes de computação do servidor”.

Os processadores EPYC de 2ª geração expandem o ecossistema de clientes e parceiros do AMD Datacenter

No evento de lançamento, vários clientes e parceiros juntaram-se em palco à AMD para discutir as novas ofertas de processadores AMD EPYC:

  • A Google anunciou a implantação dos processadores AMD EPYC de 2ª geração no seu ambiente de data center de produção de infraestrutura interna e, no final de 2019, também oferecerá suporte a novas máquinas de uso geral com tecnologia dos processadores da segunda geração AMD EPYC na Google Cloud Compute Engine;
  • A Twitter anunciou que implantará os processadores de 2ª geração EPYC da AMD em toda a sua infraestrutura de data center no final deste ano, reduzindo o TCO em 25%;
  • A Microsoft Azure anunciou novas máquinas virtuais para cargas de trabalho de HPC, desktops remotos baseados em nuvem e aplicativos de uso geral baseados nos processadores de 2ª geração EPYC da AMD, com previsão limitada do uso geral atualmente disponível;
  • HPE anunciou o suporte contínuo da família de processadores AMD EPYC com planos de triplicar os seus serviços baseados em AMD com uma variedade de sistemas baseados no processador EPYC da segunda geração AMD, incluindo os servidores HPE ProLiant DL385 e HPE ProLiant DL325;
  • A Lenovo anunciou novas soluções criadas especificamente para aproveitar toda a gama de recursos aprimorados encontrados nos processadores EPYC de 2ª geração da AMD. O ThinkSystem SR655 e SR635 são soluções ideais para casos de uso como infraestrutura de vídeo, virtualização, armazenamento definido por software e muito mais, com eficiência energética excepcional;
  • A Dell anunciou a disponibilidade futura de servidores recém-projetados otimizados para processadores AMD EPYC de 2ª geração;
  • VMware e AMD anunciaram uma colaboração próxima para fornecer suporte para nova segurança e outros recursos dos processadores de alto desempenho AMD EPYC da segunda geração no VMware vSphere.

“Os processadores AMD EPYC de 2ª geração nos vão ajudar-nos a continuar fazendo o que fazemos de melhor nos nossos datacenters: inovar”, disse Bart Sano, vice-presidente de engenharia do Google. ” O seu desempenho escalável de computação, memória e E/S expandirá a nossa capacidade de impulsionar inovações na nossa infraestrutura e dará aos clientes do Google Cloud a flexibilidade de escolher a melhor máquina virtual para as suas cargas de trabalho”.

AMD Design Innovation quer trazer uma arquitetura inovadora para o datacenter

O processador da segunda geração AMD EPYC combina desempenho de liderança, arquitetura e segurança para fazer face aos desafios mais exigentes enfrentados pelo datacenter. Os destaques da família de processadores da geração AMD EPYC 7002 incluem:

  • Desempenho de Liderança: Com até 64 núcleos “Zen 2” por SOC, os processadores EPYC de 2ª geração fornecem até 23% mais instruções por clock (IPC) por núcleo nas cargas de trabalho do servidor e até 4X mais L3 caché em comparação à geração anterior.
  • Arquitetura de liderança: A arquitetura AMD Infinity de próxima geração amplia os limites de desempenho x86 e recursos de computação, oferecendo aos clientes acesso à maior parte da largura de banda de E/S e de banda larga de memória de sua classe, incluindo o PCIe Generation 4, para libertar o mais recente desempenho de servidor .
  • Recursos de segurança de liderança: Fornece recursos “reforçados no núcleo” baseados em um subsistema de segurança integrado à silício e recursos avançados de segurança, como Criptografia de Memória Segura e Virtualização Criptografada Segura, que ajudam os clientes a proteger seus ativos e os dados mais importantes.
 Por João Miguel Mesquita Tags
1
1