tek.sapo.pttek.sapo.pt - 30 jul. 16:27

Já pode apresentar as suas propostas sobre supercomputação à empresa comum EuroHPC

Já pode apresentar as suas propostas sobre supercomputação à empresa comum EuroHPC

Para Portugal estão reservados quase dois milhões de euros, nesta primeira chamada, num fundo monetário que chega aos 190. ...

A Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho (EuroHPC) abriu o período de apresentação de propostas de investigação e inovação, com o objetivo de ajudar a Europa a “permanecer competitiva a nível mundial na área da supercomputação”.

A chamada encontra-se dividida em duas temáticas: tecnologias e aplicações em grande escala e inovação e ampliação da computação de alto desempenho, em concordância com o plano de trabalho da empresa comum EuroHPC para 2019. O período de apresentação de propostas decorre até 14 de janeiro de 2020 e a 14 de novembro de 2019, respetivamente, numa lista da qual fazem parte os 28 estados-membro e a Turquia.

Em Portugal vão ser disponibilizados 900 mil euros para o primeiro tópico, enquanto as propostas relacionadas com inovação e ampliação da computação de alto desempenho chegam a um financiamento de um milhão de euros. O regulamento para projetos nacionais está online.

De acordo com a Comissão Europeia, ambas as chamadas pretendem apoiar o desenvolvimento das tecnologias de sistemas do HPC na Europa para aplicações reais e relevantes de valor científico, social e industrial e o desenvolvimento de software. A preparação de aplicações para os sistemas exascale e a ampliação do uso do HPC são os restantes objetivos deste financiamento.

A empresa comum EuroHPC entrou em funcionamento no final de 2018, tratando-se de uma estrutura jurídica e de financiamento que pretende promover o desenvolvimento de infraestruturas de dados e de supercomputação e o apoio à investigação e à inovação neste domínio, com a participação de cientistas, de empresas e da indústria.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-07-30 17:27:14.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/ja-pode-apresentar-as-suas-propostas-sobre-supercomputacao-a-empresa-comum-eurohpc
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=275
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_30_1696892110_ja-pode-apresentar-as-suas-propostas-sobre-supercomputacao-a-empresa-comum-eurohpc
, topics=[tecnologia, notícias, computadores]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]