www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 23 jul. 20:09

Rio ataca cirúrgicos jornalistas ligados à maçonaria por causa das sondagens

Rio ataca cirúrgicos jornalistas ligados à maçonaria por causa das sondagens

Líder do PSD crítico da cirúrgica importância que considera estar a ser dada a sondagens específicas da Pitagórica. Uma delas coloca o PS perto da maioria absoluta.
O líder do PSD, Rui Rio, desvalorizou os resultados da sondagem da Pitagórica que dão o PS cada vez mais perto da maioria absoluta nas eleições legislativas de 6 de outubro e o PSD com quase metade das intenções de voto. "Com tantas sondagens que saem, pergunto se ainda vale a pena fazer eleições", disse na segunda-feira. Um dia depois, e numa altura em que está a fechar as listas das distritais, não poupou críticas aos jornalistas, deixando no ar a possibilidade destes se moverem com segundas intenções.

" Tenho, na minha ingenuidade, reparado que nestes cirúrgicos dias que antecedem o Conselho Nacional para a escolha dos deputados, alguns cirúrgicos jornalistas tidos como ligados à maçonaria dão mais cirúrgica importância às cirúrgicas sondagens da Pitagórica do que às outras", escreveu o líder social-democrata. A mensagem termina com um emoji (boneco) com um monóculo. 

Tenho, na minha ingenuidade, reparado que nestes cirúrgicos dias que antecedem o Conselho Nacional para a escolha dos deputados, alguns cirúrgicos jornalistas tidos como ligados à maçonaria dão mais cirúrgica importância às cirúrgicas sondagens da Pitagórica do que às outras.

— Rui Rio (@RuiRioPSD) 23 de julho de 2019



Já esta terça-feira, foi tornado público que a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo. A informação foi confirmada à Lusa por fontes da distrital e da direção e demonstra a existência de mau estar no processo de escolha.

De acordo com fontes distritais, para o PSD/Setúbal Maria Luís Albuquerque teria de ser "pelo menos" número dois, depois de o seu nome ter sido aprovado por quase unanimidade numa reunião da distrital realizada a 26 de junho, e de o presidente do PSD, Rui Rio, ter anunciado como cabeça de lista por este círculo o vereador Nuno Carvalho.

Por essa razão, as mesmas fontes distritais consideram que a escolha de Negrão – que não foi indicado pelas estruturas locais - para número dois pela direção "é um afastamento" da ex-ministra das Finanças, que não aceitaria ser candidata a deputada por outro círculo.

A escolha dos cabeças de lista é prerrogativa do presidente do PSD, já tendo sido divulgados os nomes dos ‘número um' pelos 20 círculos que cabia a Rui Rio escolher (Madeira e Açores têm competência própria na escolha de candidatos a deputados).

Quanto à restante composição das listas, os estatutos do PSD não definem qual a 'quota' de candidatos que a direção pode impor às estruturas regionais, e apenas determinam que compete às distritais "propor à Comissão Política Nacional candidaturas à Assembleia da República, ouvidas as Assembleias Distritais e as Secções".

No final de maio, a Comissão Política aprovou uma deliberação em que determinava que as propostas das distritais deveriam ser elaboradas "pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos propostos, tendo de ter, necessariamente, um número superior a 40% de cada um dos géneros".

Na mesma ocasião, a direção de Rui Rio incluiu nos critérios para a escolha dos candidatos a deputados a "concordância com a orientação estratégica da Comissão Política Nacional e disponibilidade para cooperar de forma politicamente leal e solidária".

As listas de candidatos a deputados do PSD serão votadas, de braço no ar, no Conselho Nacional do partido marcado para 30 de julho, em Guimarães.

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 21:09:47.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/rio-ataca-cirurgicos-jornalistas-lidados-a-maconaria-por-causa-das-sondagens
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=542
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_995482095_rio-ataca-cirurgicos-jornalistas-ligados-a-maconaria-por-causa-das-sondagens
, topics=[psd, fernando negrão, política, maria luís albuquerque, rui rio]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]