pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 jul. 14:00

FaceApp clássico? O novo fenómeno das redes sociais Airportraits

FaceApp clássico? O novo fenómeno das redes sociais Airportraits

Como seria o seu retrato num formato clássico? Este website, com uma premissa similar ao FaceApp, promete dar-lhe isso mesmo e também poderá partilhar os resultados nas redes sociais.

O sucesso de um qualquer propósito ou empreendimento depende hoje, em grande parte, da sua expressão nas redes sociais. Veja-se, por exemplo, a FaceApp que voltou a explodir em popularidade neste meio, mas agora há uma abordagem mais clássica ao retrato com resultados incríveis.

Trata-se de um sítio da web, apelidado de Airportraits e também utiliza a Inteligência Artificial.

Ainda que o fenómeno do momento continue a ser a FaceApp, há alternativas similares. Isto é, temos mais soluções que utilizam os algoritmos de inteligência artificial para retocar o nosso resto. Agora sem ser para nos envelhecer, ou imaginar noutro género, mas sim para nos levar para outra época.

Transformar uma selfie em retrato clássico

Mais concretamente, o airportraits.com deixa-nos vislumbrar a nossa face como um retrato artístico, seja em pintura a óleo ou em esboço de lápis. Note-se ainda que o site não recolhe os dados do utilizador, crítica que tem sido apontada, também nas redes sociais, à popular FaceApp.

O funcionamento do website é simples. O utilizador submete uma fotografia para a plataforma e, em seguida, a mesma é enviada para os servidores da Airportraits. No entanto, somos assegurados que não há recolha de dados, com as imagens a serem imediatamente eliminadas findo o processamento.

Assim que o utilizador aceitar os termos e condições do funcionamento, o retrato começa a ser processado. Isto pode demorar alguns segundos a alguns minutos, consoante o peso da imagem submetida, bem como a velocidade da sua ligação à Internet.

A “nova” FaceApp

O serviço é capaz de processar imagens em tempo real com resoluções até 4K (Ultra-HD). Já o resultado final é um retrato clássico que pode seguir o traço de alguns dos maiores mestres da Humanidade. Desde Caravaggio a Rembrandt, os resultados são deveras convincentes.

Veja-se ainda que estamos perante uma GA (Generative Adversarial Network). A mesma utiliza vários modelos treinados para transformar uma simples selfie num retrato clássico com vários estilos padrão. Já em jeito de curiosidade, a página explica o modus operandi no separador “How”.

Por sua vez, o “Quem” e o “Porquê”, também são listados no topo do site. Aí encontramos a equipa de responsáveis pelo projeto, liderado por Mauro Martino do MIT-IBM Watson AI Lab. Temos ainda uma breve informação sobre os motivos que levaram ao desenvolvimento da plataforma em questão.

O próximo fenómeno das redes sociais?

Ainda que as redes sociais possam ser imprevisíveis, agora que já “todos” vimos o nosso aspeto na faixa sénior, porque não experimentar um novo formato? Pode ser até que a curiosidade geral pelo clássico e história da arte seja, pelo menos levemente, despertada por esta experiência de IA.

Seja como for, vemos cada vez mais aplicações para estes algoritmos. Algo que já é capaz de nos transportar para outra época em questão de segundos. Mais ainda, assegurando a privacidade dos seus dados, é feito repetidamente o aviso  que as suas informações não são alvo de escrutínio.

Pode aceder ao AirPortraits a partir desta ligação. Em seguida, diga-nos o que achou dos resultados!

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 15:00:31.0
, url=https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/faceapp-redes-sociais-retrato/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=493
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_669650659_faceapp-classico-o-novo-fenomeno-das-redes-sociais-airportraits
, topics=[faceapp, tecnologia, redes sociais, ai, airportraits]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]