pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 jul. 15:00

Apple contrata engenheiro automóvel responsável pelo interior dos Tesla

Apple contrata engenheiro automóvel responsável pelo interior dos Tesla

A Apple acaba de contratar um engenheiro até então responsável pelo interior dos carros Tesla. Será isto sinal do interesse da Apple no mundo automóvel, o carro Apple car?

Os desígnios da Apple em torno do setor automóvel permanecem envoltos em mistério. Sabemos, indiretamente, que a gigante Cupertino mantém um olhar atento à evolução deste mercado, mas pouco mais. Agora, deu-se uma nova contratação pela marca da maçã, um engenheiro “roubado” à Tesla.

Estará a Apple cada vez mais empenhada no seu suposto carro autónomo?

Em boa verdade, ninguém sabe exatamente quais são os planos da Apple para além da própria empresa. No entanto, as suas recentes contratações parecem indicar um crescente interesse da tecnológica nesta área, com a prova disso mesmo a ser a sua nova “aquisição” à Tesla.

Da Tesla para a Apple

Steve MacManus, engenheiro automóvel e vice-presidente de engenharia na Tesla, acaba de se juntar à empresa de Tim Cook. No seu portfólio, MacManus tem experiência em empresas como a Bentley, Land Rover, bem como a Aston Martin e Jaguar. Agora, cuidará dos desígnios de Cupertino.

Mais concretamente e de acordo com o seu perfil de LinkedIn, é agora um diretor sénior na Apple. Já as suas funções exatas não são conhecidas, talvez propositadamente. No entanto, se olharmos para o seu cargo anterior, responsável pelo interior dos automóveis Tesla, podemos ter algumas pistas.

Ainda que esta não seja a primeira “troca” de entidades entre a Tesla e a Apple, estamos agora perante altos quadros. Algo que pode significar um crescente ímpeto da gigante de Cupertino na indústria automóvel. Aliás, já há vários anos que temos visto repetidos rumores em torno do “iCar”.

Project Titan“, o carro autónomo de Cupertino?

De acordo com os rumores prévios, a tecnológica está a investigar este conceito há vários anos. Fá-lo, no entanto, com o maior secretismo para evitar fugas de informação, com todo o trabalho a ser catalogado sob o dossier Project Titan. Contudo, nem mesmo este nome foi confirmado até então.

Já se olharmos para as atividades ao abrigo deste suposto projeto, temos pistas cativantes. Sobretudo a aquisição de uma startup especializada na condução autónoma, a Drive.AI no mês passado. Agora, com a contratação do antigo executivo da Tesla, temos mais uma pista nesse mesmo sentido.

O interesse da empresa no ramo automóvel está a crescer. Já outra explicação seria o interesse da empresa em aplicar o know-how de MacManus nos atuais produtos da empresa. Algo que acaba por não parece muito plausível tendo em conta as soluções atuais de Cupertino.

Estará a Apple realmente prestes a aventurar-se no mundo automóvel?

Apple: Muito mais do que um automóvel

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 16:00:12.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/apple-tesla-engenheiro-automovel-carro/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=404
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_659508105_apple-contrata-engenheiro-automovel-responsavel-pelo-interior-dos-tesla
, topics=[apple, tecnologia, notícias, automovel, tesla]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]