pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 jul. 01:00

SiriOS? A Apple pode lançar um novo sistema operativo para a IoT

SiriOS? A Apple pode lançar um novo sistema operativo para a IoT

A Apple diversificou os seus sistemas e temos o iPad OS, o watch OS, o tv OS e outros mais dirigidos às plataformas onde correm. Com esta especialização, é natural que algumas vozes se comecem a questionar. É hora da Apple começar a pensar na criação do SiriOS. A resposta pode ser sim e com destino ao HomePod e ao IoT

Quem acompanha o universo Apple já reparou que a marca está a tratar os seus sistemas operativos de forma diferenciada. Começou recentemente a tratar cada um deles de forma muito dirigida e com especificações próprias para os seus contextos.

Assim, temos o iPadOS, o watchOS, o tvOS e outros mais dirigidos às plataformas onde correm. Com esta especialização, é natural que algumas vozes se comecem a questionar. É hora da Apple começar a pensar na criação do SiriOS.

A Apple tem um novo sistema operativo a caminho

Com estas perguntas a começarem a ser recorrentes, surgem também as primeiras informações, vinda de fontes próximas da Apple. A mais recente indicação de que este novo sistema operativo pode mesmo existir vem da empresa e investimentos Mangrove.

No seu relatório “Voice Tech 2019” é referido que existe informação fidedigna de que o SiriOS está já a ser criado. Este estará até já num avançado estado de preparação, estando a ser testado internamente.

Os dados apresentados vão mais longe e descrevem como muito provável a sua apresentação para breve. Seguindo a linha do que a Apple nos habitou, o SiriOS deverá ser apresentado no próximo ano, durante a WWDC 2020. Nessa altura todas as novidades referentes a sistemas são mostradas aos programadores.

O SiriOS pode chegar já para o HomePod

Mais importante que a sua presença no universo Apple, importa perceber onde o SiriOS se irá enquadrar. Este não será apenas um sistema dedicado a um hardware específico, mas sim a várias plataformas. Será dedicado aos futuros equipamentos IoT que a Apple venha a criar.

Sendo dedicado às pesquisas por voz, tendo a Siri no centro, o primeiro destino será óbvio. Será o HomePod a receber e a testar as primeiras versões deste novo sistema operativo. Esta coluna inteligente tem apenas como interface a Siri e só poderá ganhar com esta integração.

A questão mais imediata é que este dispositivo tem já um sistema dedicado e preparado para si. O audioOS está no centro da coluna da Apple e tem sido desenvolvido à sua volta e de acordo com as suas necessidades.

A forma simples de trazer a Siri para o IoT

O que deverá acontecer é que o SiriOS será ainda mais focado na assistem de voz da Apple e poderá ser usado em todos os equipamentos que se foquem nesta necessidade. Será o sistema operativo ideal para equipamentos que sejam derivados do HomePod, mas de menores dimensões e focados noutros alvos.

Resta saber se a Apple está mesmo a investir neste novo sistema operativo e a preparar algum equipamento específico para o albergar. O mercado está a adaptar-se positivamente a estes novos assistentes virtuais, havendo por isso espaço para novos produtos da empresa.

Este será o caminho lógico a ser seguido, mas depende de muitos fatores. É ainda um rumor, mas que faz todo o sentido caso seja real. A Apple tem de criar novas propostas e nada como ter um sistema ajustado ao que estes podem fazer.

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 02:00:07.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/sirios-apple-homepod-iot-siri/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=487
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_392845056_sirios-a-apple-pode-lancar-um-novo-sistema-operativo-para-a-iot
, topics=[apple, tecnologia, homepod, siri, sirios, iot]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]