pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 jul. 20:00

Esqueceu-se da password de acesso ao smartphone Android, e agora?

Esqueceu-se da password de acesso ao smartphone Android, e agora?

Esqueceu a password do seu smartphone Android? Evite esse tipo de sarilhos ao utilizar mecanismos como o Smart Lock no seu smartphone Android.

O seu smartphone está protegido por password, código PIN ou padrão? A resposta mais provável será um rotundo sim, sobretudo com os detalhes e informações presentes no terminal. Aliás, os nossos dispositivos Android e iOS são um repositório de informação e, como tal, é preciso cuidado.

Mas já deu por si sem se lembrar exatamente da password ou código PIN? E agora, o que fazer?

A reposta sucinta passa por recuperar o acesso ao seu smartphone Android através do email associado ao mesmo. Sendo, no entanto, o método mais fastidioso, primeiramente veja se realmente está esquecido quanto à password. Em caso afirmativo, siga o tutorial indicado neste artigo.

Esqueceu-se da password ou PIN do smartphone?

Há algumas formas de recuperar o acesso ao seu smartphone Android. Implementações nativas do sistema, pelo que são transversais a qualquer fabricante de dispositivos móveis. Não obstante, uma das melhores maneiras de evitar estas situações será configurar o desbloqueio por impressão digital.

Ainda assim, imaginando o pior cenário possível em que o utilizador fica impedido de utilizar o terminal, certifique-se que está a usar um código de 4 ou 6 dígitos. Este código serve como recuperação quando o utilizador se esquece da password ou padrão para desbloqueio.

Portanto, certifique-se de que não está a introduzir uma password que não a do smartphone. Ou que o código utilizado no terminal é de 6 e não de 4 dígitos. São pequenos passos que o podem ajudar a lembrar-se do método de autenticação.

O Smart Lock do sistema Android

Sendo uma função nativa do sistema Android, trata-se de uma implementação que, verificadas determinadas condições, lhe permitem desbloquear o terminal. Portanto, temos um mecanismo de segurança, paralelo à password, código PIN, padrão, impressão digital ou reconhecimento facial.

Assim sendo vemos no Smart Lock um método adicional de comodidade, não propriamente de segurança. É algo ideal se estiver cansado de desbloquear o seu smartphone Android vezes sem conta com a password, PIN, ou padrão. Ao mesmo tempo, é uma implementação com várias soluções.

Antes de mais, encontrará o Smart Lock em Definições – Segurança e Localização – Smart Lock. Aí, encontrará as quatro opções, das quais apenas uma ainda não está disponível em Portugal. A saber, de momento não nos é possível utilizar a correspondência por voz, ou Voice Match, ao invés do Brasil.

Temos um total de 4 opções para o Smart Lock

Algo que se prende com o facto de este método desbloquear o smartphone assim que reconhecer uma das frases de ativação da assistente Google. Portanto, ao ouvir um “Hi Google”, ou “Hey Google”, proveniente da sua voz (registada), o dispositivo é desbloqueado automaticamente.

Já, por outro lado, assim que a Google Assistant suportar o idioma PT – PT, é provável que este método também já esteja ao nosso alcance. Entretanto, temos três outros meios para simplificar todo o processo de desbloqueio do terminal Android.

O primeiro dos quais, a Deteção corporal, utiliza os sensores do smartphone para saber se está com ele na mão ou perto de si. Nesse caso, manterá o terminal desbloqueado, até que sinta o dispositivo parado, ou distante o utilizador.

Evite esquecimentos com o Smart Lock

Em segundo lugar temos os Locais fidedignos, um método baseado na localização (GPS) do smartphone Android. O utilizador define (pica) no mapa (Google Maps), um, ou vários, locais de confiança como, por exemplo, o seu lar, para que o Smart Lock mantenha o terminal desbloqueado.

Em seguida temos os Dispositivos fidedignos, um método ideal para quem utiliza um smartwatch ou smartband. Na prática, o Smart Lock pode ser configurado para reconhecer wearables de confiança e, quando os sentir por perto (raio de alcance Bluetooth), manterá o smartphone desbloqueado.

Já em alguns casos, terá também a opção de Rosto fidedignoNa prática, temos aqui o reconhecimento facial, um método que utiliza o seu rosto para desbloquear o terminal. No entanto, nem todos os dispositivos Android podem apresentar esta função.

Em síntese, com qualquer um destes métodos fornecidos pelo Smart Lock, poderá evitar esquecimentos, ou pelo menos minimizar as hipóteses de tal.

Leia mais…

Esqueceu-se do código de desbloqueio do seu Android? E agora?

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 21:00:31.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/password-smartphone-android-smart-lock/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=675
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_285988269_esqueceu-se-da-password-de-acesso-ao-smartphone-android-e-agora
, topics=[tecnologia, smartphone android password, android, segurança, mobile]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]