observador.ptobservador.pt - 23 jul. 20:52

Ministro Rory Stewart também se demite após eleição de Boris Johnson

Ministro Rory Stewart também se demite após eleição de Boris Johnson

O ministro do Desenvolvimento Internacional também foi candidato para suceder a May mas foi eliminado na primeira fase de escolha. Escreveu nas redes sociais que foi uma "honra" servir o Reino Unido.

O ministro do Desenvolvimento Internacional e que se candidatou à sucessão de Theresa May, Rory Stewart, anunciou esta terça-feira a sua demissão do cargo na sequência da designação de Boris Johnson para novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Stewart foi eliminado da corrida à sucessão de May na primeira fase de escolha de entre os 10 candidatos, tendo sido o único que assegurou que um ‘Brexit’ sem acordo seria “catastrófico” para o país e defendeu que a União Europeia (UE) não faria mais concessões do acordo que May alcançou em novembro do ano passado com Bruxelas.

Congratulations @BorisJohnson on becoming Leader. Honour to serve in turn as Minister of Environment @DefraGovUK, Mid East +Asia @DFID_UK, Africa @FCO, Prisons @MoJGovUK + then Development Secretary in Cabinet +NSC. Backbench tomorrow serving Cumbria. Thank you all. More walking! pic.twitter.com/2PVLTaGXXR

— Rory Stewart (@RoryStewartUK) July 23, 2019

O agora ex-ministro apresentou a demissão numa mensagem nas redes sociais, onde afirmou ter sido uma “honra” fazer parte do executivo e que agora servirá a sua circunscrição a partir da bancada do partido Conservador na Câmara dos Comuns.

Stewart e David Gauke, ministro da Justiça, apresentaram est terça-feira os seus pedidos de demissão após se conhecer a vitória de Johnson, juntando-se assim à secretária de Estado da Educação, Anne Milton, e ao secretário de Estado britânico para a Europa e Américas, Alan Duncan, que anunciaram as suas rescisões antes de se conhecer oficialmente a vitória de Johnson.

[Veja no vídeo os momentos mais peculiares de Boris Johnson]

Boris Johnson foi declarado vencedor da eleição para a liderança do Partido Conservador com 92.153 votos (cerca de 66%), enquanto o Jeremy Hunt, reuniu 46.656 votos. A taxa de participação ultrapassou os 80%.

No entanto, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros não parece ter a intenção de abandonar o seu posto.

Jeremy Hunt felicitou o seu opositor pela vitória através das redes sociais e manifestou a esperança que seja um primeiro-ministro “genial” para o país num “momento crítico”.

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 21:52:23.0
, url=https://observador.pt/2019/07/23/ministro-rory-stewart-tambem-se-demite-apos-eleicao-de-boris-johnson/
, host=observador.pt
, wordCount=322
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_1965957930_ministro-rory-stewart-tambem-se-demite-apos-eleicao-de-boris-johnson
, topics=[europa, boris johnson, reino unido, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]