pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 jul. 21:00

Análise: Ecovacs Deebot OZMO 930... mais que uma simples aspiração

Análise: Ecovacs Deebot OZMO 930... mais que uma simples aspiração

Hoje damos a conhecer em pormenor o Ecovacs Deebot OZMO 930, que se caracteriza por fazer uma limpeza inteligente e uma utilização eficiente da água.

Foram já vários os modelos de robôs aspiradores de diversas marcas que aqui demos a conhecer no Pplware. Uma das mais populares em Portugal e também uma das que apresenta uma melhor relação entre qualidade e preço é a Ecovacs e a sua linha de aspiradores Deebot.

A Ecovacs é uma das marcas de robôs inteligentes que mais tem mostrado evolução, ao longo dos anos. Dentro dos modelos Deebot, de robôs aspiradores, a linha OZMO é uma das mais revolucionárias atualmente no mercado. O Deebot OZMO 930 é, assim, o culminar do melhor que a marca tem para oferecer.

Ecovacs Deebot OZMO 930 em vídeo Especificações gerais

O Deebot OZMO 930 é um robô aspirador que tem como características principais a sua tecnologia OZMO de limpeza inteligente com água, a sua funcionalidade de mapeamento da casa e ainda a deteção inteligente de tapetes e carpetes. Conjugados, estes fatores proporcionam uma limpeza mais eficiente de todo o chão da casa.

A tecnologia de mapeamento é designada de Smart Navi, criando um mapa completo da casa e dos seus obstáculos. Mapeamento este, ajustado a cada nova aspiração de forma a haver uma adaptação a uma nova disposição do mobiliário.

O Deebot OZMO 930 pesa 4,6 kg e, em média, uma carga de bateria permite cerca de 110 minutos de limpeza. Isto corresponde a uma limpeza de cerca de 100m².

O nível de ruído máximo, durante a utilização em potência máxima é de cerca 65 dB. Em potência normal andará pelos 50 dB. Um ruído, de facto, bem mais abaixo, do que outros aspiradores já aqui testados.

Este robô pode ser ligado a uma rede Wi-Fi a 2.4 GHz para que haja uma interação entre ele e o smartphone. Além disso, reproduz informações em indicativas do seu estado.

Dentro da caixa
  • 1 Robot para limpar o chão DEEBOT OZMO 930
  • 1 Tanque de água OZMO
  • 2 Panos de microfibra laváveis e reutilizáveis
  • 4 Escovas laterais
  • 2 Filtros de pó
  • 1 Acessório para aspiração direta
  • 1 Manual do utilizador
  • 1 Acessório de limpeza
  • 1 Carregador
  • Design e construção

    As linhas simples e elegantes que se enquadram em qualquer decoração mais moderna voltam a estar presentes neste modelo. Apresenta um corpo preto escovado, com apontamentos em preto brilhante. Tem um botão de início de aspiração automática manual e luzes indicadoras de Wi-Fi. O botão, com um toque longo, dá ordem ao aspirador para voltar à base de carregamento.

    Em cima existem os sensores de distância laser, que auxiliam no mapeamento e na própria limpeza. Nas partes laterais estão incluídos, de forma muito discreta, também sensores e amortecedores. Em baixo está mais um conjunto de sensores que impede de forma muito eficaz a queda do aspirador de zonas mais elevadas, como varandas ou escadas. Além disso, ajudam na deteção do piso que está a limpar de forma a justar o tipo de limpeza.

    Ao abrir a tampa superior, encontra-se o depósito de lixo com uma capacidade de 450 ml e o filtro, o botão para ligar e desligar e o botão de reset, que terá que ser utilizado para definir a rede Wi-Fi.

    Em baixo tem umas rodas robustas, que permitem subir e descer pequenos desníveis sem ficar preso. Tem ainda o local para encaixar as duas vassouras rotativas comuns deste tipo de equipamento e uma roda de diração. Além disso, existe a zona de sucção, que pode ser de sucção direta ou com escova rotativa, algo que se troca com muita facilidade.

    Adicionalmente, inclui o depósito de água OZMO, os orifícios de saída de água e ainda o encaixe para a mopa. A mopa é colocada numa base em plástico e o depósito apenas verte água quando ela está acoplada ao aspirador.

    A tecnologia OZMO

    A tecnologia OZMO, integrada neste modelo e noutros da marca, tem como objetivo proporcionar uma “limpeza perfeita e completa a toda a área por onde passa”. Estas são as palavras utilizadas pela própria marca. Está associada, portanto, ao depósito de água que, ao contrário de outros modelos que também limpam a água, permite fazer uma distribuição mais uniforme da água.

    Este depósito, tem assim uma bomba de água, comandada eletronicamente, que liberta continuamente a água.

    Através da aplicação móvel é então possível definir a quantidade de água que deve ser utilizada durante a limpeza. Assim em áreas mais sujas poderá ser intensificada a quantidade de água, enquanto que em áreas menos sujas pode poupar-se água.

    Outro aspeto que distingue esta mopa é a saída da água. Por norma, a maioria dos depósitos verte água para a mopa de forma indiscriminada. Neste caso existem jatos de água na zona da frente da mopa, sendo esta vertida conforme as indicações dadas pela app. Ou seja, a distribuição de água é feita de uma forma mais eficiente, garantindo uma melhor limpeza.

    A aspiração

    Ao contrário do Deboot 901 que já aqui analisei, o OZMO 930 não passa primeiro pelas paredes da casa e depois em zig-zag pelo interior. Faz logo todo o percurso em zig-zag.

    Talvez por este motivo, demore mais tempo a aspirar toda a área que o 901. Contudo, a sua bateria permite perfeitamente aspirar uma área de 100m², tal como o outro.

    Para áreas maiores é possível ativar a função de limpeza contínua. Resumidamente, garante que quando a bateria estiver a acabar o robô regressa à base e, quando estiver novamente carregado, volta à limpeza do ponto onde tinha terminado anteriormente.

    O controlo no smartphone

    O aspirador deve ser ligado à app Ecovacs (disponível para Android e iOS). Depois da primeira limpeza é criado todo o mapa, sendo depois possível definir áreas de limpeza, áreas interditas à limpeza, selecionar divisões, agendar limpezas… e muitas outras opções. Além de ser possível ver, em tempo real, onde está o aspirador e aquilo que já foi limpo.

    Além de tudo isso, tal como já foi referido, a app permite definir a quantidade de água a utilizar na mopa.

    O Ecovacs Deebot OZMO 930 funciona para uma boa limpeza da casa?

    Além da aspiração, que é bastante eficiente, a limpeza com água, acaba por garantir resultados ainda mais satisfatórios.

    Há que considerar que se a mopa não for colocada, o depósito de água pode estar cheio e colocado no aspirador, que nenhuma água será vertida. Isto garante que todos os tapetes e carpetes sejam aspirados, uma vez que, ao colocar a mopa, o Deebot OZMO 930 não sobe aos tapetes, de forma a não os danificar.

    É importante dizer que assim que deteta que está em cima de um tapete, aumenta o poder de sucção.

    Resta referir que a limpeza do próprio aspirador é essencial para o seu correto funcionamento. As mopas podem ser lavadas na máquina de lavar a roupa e reutilizadas.

    O preço pode parecer elevado (cerca de 500 €), mas tudo depende de quanto custa o tempo de cada um de nós. De quanto tempo é necessário investir na tarefa de aspirar e limpar o chão.

    Além disso, como é necessário manter a casa livre de fios, chinelos, brinquedos ou móveis fora do lugar, para que a limpeza seja feita de forma eficiente, é possível ver que, ao fim de algum tempo, a casa permanecerá organizada com muito menos esforço e muito menos tempo investido.

    O Pplware agradece o apoio à Ecovacs pela cedência do Deebot OZMO 930 para análise.

    Ecovacs Deebot OZMO 930

    Ecovacs Deebot OZMO 930 9.2 Dúvidas na classificação? CONSTRUÇÃO E DESIGN

    9/10

    PODER DE SUCÇÃO

    9/10

    INTELIGÊNCIA

    9/10

    FUNCIONALIDADES

    10/10

    RUÍDO

    9/10

    Prós
    • Tecnologia OZMO
    • Mapeamento
    • Controlo através da app
    • Ruído
    Contras
    • Falhas de ligação da app
    NewsItem [
    pubDate=2019-07-23 22:00:11.0
    , url=https://pplware.sapo.pt/analises-2/ecovacs-deebot-ozmo-930-aspirador/
    , host=pplware.sapo.pt
    , wordCount=1212
    , contentCount=1
    , socialActionCount=0
    , slug=2019_07_23_1952627988_analise-ecovacs-deebot-ozmo-930-mais-que-uma-simples-aspiracao
    , topics=[deebot, tecnologia, ecovacs, análises, aspirador, deebot ozmo 930]
    , sections=[ciencia-tecnologia]
    , score=0.000000]