exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 23 jul. 17:36

Domínios de topo de Portugal vão ter centro de resposta a ameaças de segurança

Domínios de topo de Portugal vão ter centro de resposta a ameaças de segurança

A plataforma pretende ter uma atuação eficaz na prevenção e deteção de riscos e ameaças à cibersegurança nacional

Os domínios de topo de Portugal vão ter um centro dedicado de resposta a ameaças de segurança. Com arranque previsto para o mês de agosto, o centro faz parte da DNS.PT, a associação gestora do domínio de topo .pt, nasce após financiamento da União Europeia (UE) e tem como objetivo reforçar a cibersegurança nacional.

O projeto procura aumentar a capacidade de deteção de potenciais riscos e ameaças, bem como mitigar a duração e os efeitos de situações de ataque a sistemas informáticos de empresas.

Em comunicado de imprensa, Luisa Gueifão, presidente do conselho diretivo da DNS.PT, explica que «além de aumentarmos a capacidade interna de resposta do .pt a incidentes de segurança, o centro de operações permitirá reforçar a capacidade de cooperação com todas as partes interessadas, nomeadamente a Autoridade Nacional, através da disponibilização de informação estruturada sobre riscos, vulnerabilidades e ameaças.»

Este projeto prevê a adoção de uma solução de SIEM (em inglês, Security Information and Event Management), que permite recolher, classificar e avaliar eventos das fontes de dados em rede e levar a cabo um método de organização de informação de relevo.

O centro vai ainda disponibilizar os meios para que os requisitos da diretiva europeia NIS (em inglês, network and information security) sejam operacionalizados corretamente.

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 18:36:33.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-07-23-Dominios-de-topo-de-Portugal-vao-ter-centro-de-resposta-a-ameacas-de-seguranca
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=206
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_1359543987_dominios-de-topo-de-portugal-vao-ter-centro-de-resposta-a-ameacas-de-seguranca
, topics=[tecnologia, mercados]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]