observador.ptobservador.pt - 23 jul. 21:03

BE questiona Governo sobre aplicação a todo o país da redução do preço dos passes

BE questiona Governo sobre aplicação a todo o país da redução do preço dos passes

Bloco fala em "situações de discriminação inaceitáveis que precisam de ser urgentemente corrigidas”. Partido pede fim das distorções de preço e falta de igualdade no acesso aos transportes.

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o programa de redução tarifária dos passes sociais, por considerar que as regiões fora de Lisboa e Porto estão a ser discriminadas, anunciou esta terça-feira o partido.

Através de uma pergunta enviada à Assembleia da República, o BE questiona o ministério do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, sobre “as distorções” que ocorreram no âmbito da aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), uma vez que “discrimina todas as regiões que não pertencem a Lisboa ou ao Porto.

Desde o passado mês de junho que se têm multiplicado as notícias de utentes de transportes públicos de regiões periféricas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto que manifestam a sua indignação e revolta por se virem obrigados a suportar custos de transporte que nada têm a ver com o preço dos passes sociais em vigor naquelas áreas metropolitanas”, sublinham os bloquistas.

Segundo o BE, “em todas as regiões onde sejam significativos os movimentos pendulares entre as Comunidades Intermunicipais (CIM) ou entre as CIM e as áreas metropolitanas (AM) permanecem situações de discriminação inaceitáveis que precisam de ser urgentemente corrigidas”.

“O PART foi desenhado apenas para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e todo o restante país foi pura e simplesmente ignorado, não apenas porque não foram consideradas as viagens pendulares de fora para dentro das AM como entre as CIM contíguas”, apontam.

Nesse sentido, o BE questiona o Ministério do Ambiente e da Transição Energética (MATE) “se está disponível, a partir do início do próximo ano letivo, a reforçar as verbas que estão afetas às reduções tarifárias dos passes sociais, tendo em vista a eliminar as distorções de preço e a falta de equidade no acesso aos transportes públicos”.

“Está o MATE disponível para alargar o conceito de passe social intermodal a todas as regiões do país, cobrindo os movimentos pendulares a nível inter-regional, nomeadamente entre Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, independentemente do modo ou transporte utilizado?”, questionam os bloquistas.

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 22:03:42.0
, url=https://observador.pt/2019/07/23/be-questiona-governo-sobre-aplicacao-a-todo-o-pais-da-reducao-do-preco-dos-passes/
, host=observador.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_1025991471_be-questiona-governo-sobre-aplicacao-a-todo-o-pais-da-reducao-do-preco-dos-passes
, topics=[país, sociedade, governo, transportes, política, partidos e movimentos, bloco de esquerda]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]