pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 22 jul. 23:00

Google estará a comprar dados de reconhecimento facial aos cidadãos

Google estará a comprar dados de reconhecimento facial aos cidadãos

O Google Pixel 4 será mais do que um comum smartphone Android. Em si reunirá grande parte dos trunfos do sistema Android, bem como a assistente virtual da empresa.

O Google Pixel 4 (e Pixel 4 XL) são mais que meros smartphones Android. Reúnem as ambições da tecnológica norte-americana, contendo também um grande potencial, nomeadamente, no que diz respeito à assistente virtual ou à câmara tradicionalmente prodigiosa. Mas há mais a ser dito!

A IA será outro dos seus trunfos e, para tal, é necessário “alimentar” os algoritmos.

A Google é hoje uma das empresas com mais capital disponível para investir em novos projetos e vetores de investigação. Ao mesmo tempo, conta com uma imensa mão de obra capaz de cuidar dos seus propósitos e desígnios, mas há outro “ouro” cada vez mais valioso. As informações do utilizador.

O novo “ouro”, as informações do utilizador

Até mesmo para uma empresa com as dimensões da gigante de Mountain View, por vezes é necessária uma ajuda extra. Sobretudo quando estão em causa algoritmos de inteligência artificial e as novas máquinas dependem de colossais quantidades de informação para serem eficazes.

Assim, surgem relatos que dão conta das intenções da Google em comprar os dados de reconhecimento facial de cidadãos comuns. Mais concretamente, a troco de 5 dólares, em cartão de oferta, a gigante tecnológica adquiriria os dados alusivos ao mecanismo de reconhecimento facial.

O caso foi exposto recentemente na imprensa internacional e cita o testemunho de um conhecido seu que “vendeu o seu rosto” por 5 dólares. Isto é, cedeu à Google os dados relativos ao reconhecimento facial a esta empresa. Entretanto, juntaram-se mais vozes à sua.

Venderia “o seu rosto” por 5 dólares?

Importa ainda precisar que a pessoa em questão estava em Nova Iorque. Para todos os efeitos um mero transeunte, passeando pela cidade. Em seguida, o mesmo foi abordado por outra pessoa que se ofereceu para comprar o registo do seu reconhecimento facial a troco de 5 dólares.

O estranho, identificando-se como colaborador da Google, perguntou se poderia utilizar um dispositivo não identificado para recolher as informações do seu rosto. Ainda de acordo com o testemunho original, o smartphone estava protegido por uma grande capa, ocultando quase totalmente os seus traços.

Perante esta exposição, começaram a surgir vozes que apontavam o Google Pixel 4 como um dos candidatos. Isto é, um protótipo do próximo smartphone Android da empresa. Algo que já deverá estar a ser testado e que reunirá em si as novas tecnologias e inovações da gigante norte-americana.

Já a “treinar” a IA do Google Pixel 4

Seguindo a narrativa, após o interpelado concordar com o pedido do interpelante, assinou-se o acordo e fez-se o scan do rosto do primeiro. Em seguida, foi também entregue um cartão de oferta no valor de 5 dólares a ser gasto no Starbucks, por exemplo. O encontro fortuito terminou desta forma.

Tudo o que a pessoa soube dizer foi que a Google estava na rua a colher informações para melhorar a próxima geração de reconhecimento facial em dispositivos Android. Isto é, a alimentar os algoritmos de inteligência artificial que nos servirão em futuras gerações de smartphones Android.

Ainda que estranho o caso, está a reunir agora testemunhos similares no Reddit. Aí, debatem-se as intenções de tal recolha de dados, bem como as experiências idênticas. Ainda assim, para já não temos qualquer confirmação, ou desmentir público emitido pela tecnológica.

Um dispositivo Android “grosso, numa capa de proteção

De acordo com a pessoa em questão, o dispositivo Android era estranho. Aliás, a sua descrição exata foi a seguinte: “numa capa bastante angular, grossa, sem dar nas vistas para além do seu tamanho”. Algo que levou várias fontes a cogitar o desenvolvimento de uma solução similar ao Face ID, da Apple.

Note-se ainda que este procedimento não é de todo comum na Google. Imagine que vai na rua, no seu quotidiano e alguém lhe pergunta se está disposto a que lhe façam um scan facial. Em troca disso, oferecem-lhe um cartão de 5 euros para um determinado estabelecimento. Aceitaria?

Foi exatamente isso que aconteceu, mostrando o empenho da tecnológica neste projeto. Isto é, a menos que fosse algo realmente importante, não iam a tais extremos. Mas será tudo isto necessário para alimentar os seus próximos dispositivos Android, os Google Pixel 4? A questão perdura.

Utiliza o desbloqueio por reconhecimento facial no seu Android?

Google e Facebook podem estar a registar os seus hábitos pornográficos

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 00:00:17.0
, url=https://pplware.sapo.pt/google/google-pixel-4-android/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=697
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_22_566046276_google-estara-a-comprar-dados-de-reconhecimento-facial-aos-cidadaos
, topics=[google/youtube, google pixel, tecnologia, android, google, google pixel 4]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]