desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 22 jul. 14:48

Selecionador de râguebi de sub-20 aponta Mundial2023 como próximo objetivo

Selecionador de râguebi de sub-20 aponta Mundial2023 como próximo objetivo

Esta madrugada, a equipa perdeu a final frente ao Japão.

O selecionador português de râguebi sub-20, Luís Pissarra, apontou a "qualificação para o Mundial de França2023" como o novo objetivo dos jogadores que na madrugada de hoje perderam a final do Junior World Trophy, frente ao Japão.

A equipa portuguesa surpreendeu, em São Paulo, com triunfos robustos sobre adversários como Hong Kong (59-27), Canadá (49-21) e Tonga (40-3), mas deixou escapar o título a quatro minutos do final do decisivo encontro frente aos nipónicos, ao perder por 35-34.

"Temos de nos agarrar já a esse objetivo, que não �� fácil, uma vez que há outras seleções a evoluir muito, mas há neste grupo muita qualidade e espírito competitivo, pelo que acredito que podemos tirar daqui vários jogadores para a seleção principal", assinalou Luís Pissarra, em declarações à Lusa.

O técnico lembrou também que "22 dos 26 jogadores" que também conquistaram a medalha de prata no ‘Trophy', em 2017, "já se estrearam na seleção principal" e acredita que "a experiência neste tipo de competições" pode incentivar "mais jogadores" a seguirem uma carreira na modalidade.

"É uma experiência ‘viciante’ e acredito que vão querer mais. Com a qualidade que têm, se conseguirmos dar-lhes as bases e condições, a qualificação para o Mundial pode ser um objetivo difícil, mas atingível", concluiu Pissarra.

Agora, o momento é de recuperar animicamente um grupo que ficou "devastado" com a derrota, apesar de ter rubricado mais uma exibição merecedora de elogios.

"Este grupo é muito unido e logo durante o jantar de encerramento perceberam que marcaram esta competição pela positiva, quando elementos de todas as outras seleções vieram dar-lhes os parabéns pelas capacidades e coragem que mostraram dentro de campo", revelou o selecionador tricampeão europeu de sub-20.

Segundo o técnico, faltou apenas "uma pontinha de sorte" para que a sua equipa vencesse o Japão e se qualificasse para o Campeonato do Mundo do escalão.

"Houve vários momentos em que podíamos ter sentenciado o jogo e não aconteceu. Conseguimos continuar a marcar muitos ensaios, travámos o ataque ‘corrido' do Japão, mas a ‘maquinaria' pesada deles nas formações ordenadas acabou por fazer a diferença, num capítulo em que até estivemos muito bem ao longo da competição", analisou Pissarra, antes da viagem de regresso a Portugal.

NewsItem [
pubDate=2019-07-22 15:48:51.0
, url=https://desporto.sapo.pt/modalidades/rugby/artigos/selecionador-de-raguebi-de-sub-20-aponta-mundial2023-como-proximo-objetivo
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=358
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_22_1891648392_selecionador-de-raguebi-de-sub-20-aponta-mundial2023-como-proximo-objetivo
, topics=[/modalidades/rugby/, rugby, desporto, modalidades]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]