rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 22 jul. 15:06

Área ardida nos incêndios de Mação e Vila de Rei equivale a quase duas vezes o concelho do Porto

Área ardida nos incêndios de Mação e Vila de Rei equivale a quase duas vezes o concelho do Porto

Os dados provisórios foram recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS).

A área ardida em Mação e Vila do Rei é já de 69 quilómetros quadrados, o equivalente a quase duas vezes a área da cidade do Porto, que tem cerca de 41 quilómetros quadrados.

Os dados mais recentes, recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), revelam que o incêndio que que começou nos distritos de Santarém e Castelo Branco no passado sábado já queimou um total de 6.959 hectares.

De acordo com a Proteção Civil, as frentes de Vila de Rei e de Mação estão 90% dominadas. A preocupação está agora no risco de reacendimento, no dia em que as temperaturas podem ultrapassar os 39 graus em ambos os distritos afetados pelas chamas.

Área ardida nos distritos de Castelo Branco e Santarémm, entre 21 e 22 de Julho de 2019. Fonte: Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais

O EFFIS, baseado no sistema de satélites europeu Copernicus, é uma das ferramentas que a Comissão Europeia disponibilizou no auxílio ao Estado português no combate ao incêndio que continua a lavrar em Mação e Vila de Rei.

Estes dados são, no entanto, ainda provisórios uma vez que o satélite faz estimativas com base nas diferenças de temperatura registadas no solo de 80% da área total ardida. Os valores avançados pelo mecanismo são, depois, confirmados pelas autoridades nacionais.

Os totais contabilizados tendem, por isso, a ser mais elevados.

NewsItem [
pubDate=2019-07-22 16:06:44.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/158786/area-ardida-nos-incendios-de-macao-e-vila-de-rei-equivale-a-quase-duas-vezes-o-concelho-do-porto
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=222
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_22_1791258572_area-ardida-nos-incendios-de-macao-e-vila-de-rei-equivale-a-quase-duas-vezes-o-concelho-do-porto
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]