visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 jul. 17:02

Irão divulga as primeiras imagens da tribulação do petroleiro britânico sequestrado no Estreito de Hormuz

Irão divulga as primeiras imagens da tribulação do petroleiro britânico sequestrado no Estreito de Hormuz

O Irão divulgou um vídeo da tripulação do petroleiro britânico capturado, no Estreito de Hormuz, como retaliação à detenção de um navio iraniano na costa de Gibraltar. As imagens foram interpretadas como uma provocação ao governo inglês

O canal de televisão estatal iraniana transmitiu imagens captadas dentro do navio Stena Impero, o petroleiro sequestrado no Estreito de Hormuz, na sexta-feira. O grupo inclui 18 homens com nacionalidade indiana, três russos, um cidadão da Letónia e outro das Filipinas.

As imagens mostram os chefes a preparar uma refeição, na cozinha, e o resto da tripulação sentada à volta de uma mesa com os seus sequestradores. Outras fotos tiradas dentro do Stena Impero, no domingo, deixam perceber parte da tripulação sentada no chão, descalça, sob o olhar vigilante de um guarda.

Ver Twitter
Ver Twitter

O Irão sequestrou o navio como retaliação pela detenção do seu navio Grace 1 pela Marinha britânica ao largo da costa de Gibraltar, no início deste mês. Segundo as autoridades iranianas, o episódio foi "pirataria" levada a cabo em nome dos Estados Unidos. A Grã-Bretanha desmente e alega que o navio estava a violar as sanções da UE.

O porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que "a apreensão do Stena Impero, de nacionalidade britânica e propriedade sueca, na sexta-feira, foi ilegal à luz do direito internacional". "O navio foi apreendido sob pretextos falsos e ilícitos, e os iranianos deveriam libertá-lo e à sua tripulação imediatamente". "Não procuramos um confronto com o Irão, mas é inaceitável e altamente escandaloso apreender um navio que faz negócios legítimos através de rotas de navegação reconhecidas internacionalmente". Segundo o mesmo, a situação já foi denunciada às Nações Unidas.

Entretanto, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moscovo, Sergey Ryabkov, fez questão de apoiar o governo iraniano, insistindo que o país estava meramente a "cuidar da ecologia" no Golfo e que "os argumentos do Irão têm muito mais razão do que os de Gibraltar e Londres, que se entregam à pirataria".

Ver Twitter
NewsItem [
pubDate=2019-07-22 18:02:44.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2019-07-22-Irao-divulga-as-primeiras-imagens-da-tribulacao-do-petroleiro-britanico-sequestrado-no-Estreito-de-Hormuz
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=289
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_22_1520077049_irao-divulga-as-primeiras-imagens-da-tribulacao-do-petroleiro-britanico-sequestrado-no-estreito-de-hormuz
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]