visao.sapo.ptManuel Delgado - 22 jul. 08:25

Cuidados de saúde primários aquém das expetativas

Cuidados de saúde primários aquém das expetativas

O Índice de Desempenho Global (IDG) aplicado aos três modelos, mostra que alguns dos “velhos” centros de saúde, apesar de responderem a populações mais desfavorecidas e mais doentes, apresentaram em 2018, resultados aproximados aos obtidos pelas USF

.

Precisamos, em conclusão, de revisitar a reforma dos CSP. Desde logo para proteger e repor a equidade no acesso às populações mais desfavorecidas. Mas também para todos percebermos o que deverá ser feito para melhorar os resultados dos novos modelos para as populações, afinal bem aquém das expetativas.

Uma nota final sobre o Relatório da Primavera: contém a opinião de dois ex-ministros de cores diferentes. E ambos coincidem nas questões críticas para o SNS: os recursos humanos e a revisão profunda das carreiras, incluindo os modelos remuneratórios, os conflitos de interesses gerados pela acumulação público-privado, a necessidade de pagar trabalho efetivo (em quantidade e qualidade) e não horas de trabalho, a necessidade de regulação do pluriemprego médico. São consensos úteis a explorar pelo próximo governo.

NewsItem [
pubDate=2019-07-22 09:25:26.0
, url=http://visao.sapo.pt/opiniao/2019-07-22-Cuidados-de-saude-primarios-aquem-das-expetativas
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=124
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_22_116959196_cuidados-de-saude-primarios-aquem-das-expetativas
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]