www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 21 jul. 05:00

Balanço deste Governo

Balanço deste Governo

Neste texto e no da próxima semana, fazemos algo que tem de ser feito: o balanço e contas dos quatro anos de governo da “geringonça”, “cooperativa”, “arranjo” ou do “natural matrimónio político à portuguesa”, como queiram. Começamos pela economia e finanças. O prometido foi cumprido? - Opinião , Sábado.
Ninguém duvida do fino talento político de António Costa. Muito menos da sua capacidade para ler a realidade, em vez de se sentar a filosofar. Aprecio-o ainda pessoalmente pelo senso comum, e tenho de lhe prestar solidariedade, num momento difícil da vida familiar.

Mas sem querer repetir o discurso de Marco António perante os assassinos de César, tenho aqui de, a seguir aos elogios justos, fazer a crítica impiedosa (ninguém esperaria caridade na matéria) destes quatro anos.
No início, e face aos poucos trunfos de que dispunha, Costa ganhou em todas as frentes, num jogo arriscado, mas calculado: evitou uma rebelião significativa no PS, convenceu Cavaco à segunda, moderou o PCP, seduziu o BE, desiludiu Passos, relançou a divisão PSD-CDS e formou um governo de "quadratura do círculo". capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 17 de julho de 2019.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
NewsItem [
pubDate=2019-07-21 06:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/nuno-rogeiro/detalhe/balanco-deste-governo
, host=www.sabado.pt
, wordCount=164
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_21_904974888_balanco-deste-governo
, topics=[opinião, nuno rogeiro]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]