observador.ptEduardo Sá - 21 jul. 21:30

Uma família é o lugar onde estamos em casa

Uma família é o lugar onde estamos em casa

Uma família não precisa de ser exemplar. Pode ser desajeitada. Pode ser desarrumada. Pode ser desafinada! O que não pode ser é amiga do silêncio e, ao mesmo tempo, ser a nossa casa.

Todos falamos da família como o sítio onde estamos em casa. E talvez seja por isso que casa e família se confundam, tantas vezes. Mas nem sempre uma família é o lugar onde todas as pessoas sabem gostar de nós. E, só por isso, nem sempre é um lugar onde temos lugar. Aliás, numa família moram muitas das palavras que nunca nos disseram. E a saudade por imensas coisas (preciosas!) que nunca lá vivemos. Porque nem sempre as pessoas da família são atentas e acolhedoras ou delicadas e aconchegantes. E é por isso que, nem sempre, junto delas, nos sentimos em casa.

É claro que uma família não pode ser, unicamente, um património de memórias. Ou uma história, intensa de episódios, que se reparte e se reconta.

É verdade que, quando nascemos, somos duma fragilidade tamanha que a nossa falta de autonomia exige que tenhamos pessoas que olhem por nós. E é, também, verdade que tivemos a sabedoria de transformar uma necessidade básica em vinculação e a vinculação em amor. E o que seria frágil e transitório transformou-se naquilo que nos dá vida e esperança, para sempre. É verdade que sem uma família, morreríamos, ao nascer. Mas é, também, verdade que, ao vivermos numa família sem nos sentirmos em casa, morremos, de não viver. Todos os dias.

NewsItem [
pubDate=2019-07-21 22:30:45.0
, url=https://observador.pt/opiniao/uma-familia-e-o-lugar-onde-estamos-em-casa/
, host=observador.pt
, wordCount=215
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_21_680145855_uma-familia-e-o-lugar-onde-estamos-em-casa
, topics=[opinião, família]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]