www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 21 jul. 01:00

Há uma estratégia da direita radical portuguesa

Há uma estratégia da direita radical portuguesa

O caso do Observador é exemplar. É um projecto político sem ambiguidades, financiado por empresas e empresários ligados politicamente à direita, sem ter por isso qualquer racionalidade económica - Opinião , Sábado.
Há uma estratégia da direita radical portuguesa e, nem no centro, nem na esquerda, há alguma coisa de parecido. Volto mais uma vez a prevenir que não me sinto confortável com a dicotomia direita-esquerda que é pouco útil para o pensamento e a análise, mas que uso por comodidade. Evitam-me longas explicações.

Por que razão a adjetivo de radical? É porque a direita moderada e centrista desapareceu do mapa político nos anos da troika e porque, se coligirmos as suas propostas, sem os considerandos e os "mas" de circunstância, o que sobra em matérias constitucionais, políticas, de regime, do papel do Estado, e da economia empresarial, regulação, quanto aos partidos, sindicatos, legislação laboral, direitos e costumes, mesmo emigração, é uma lista muito parecida com a da alt-right trumpista. Esta agenda é muito explícita nos comentadores e na opinião. capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 17 de julho de 2019.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
NewsItem [
pubDate=2019-07-21 02:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/pacheco-pereira/detalhe/ha-uma-estrategia-da-direita-radical-portuguesa
, host=www.sabado.pt
, wordCount=175
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_21_1910273176_ha-uma-estrategia-da-direita-radical-portuguesa
, topics=[pacheco pereira, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]