www.jornaldenegocios.ptAntónio Moita - 21 jul. 16:53

Políticas para as pessoas

Políticas para as pessoas

Fartos de ver uns a empurrar culpas para os que os antecederam, os eleitores querem soluções para os seus problemas e esperam ver resultados. E nem os problemas nem os resultados são património exclusivo da direita ou da esquerda.

Num tempo em que surgem propostas eleitorais feitas à medida do que os partidos pensam que os eleitores querem ouvir, o que como sabemos muitas vezes não é bem assim, parece que anda cada um a tratar da sua vida querendo aparentar que est�� verdadeiramente preocupado com a vida dos outros, especialmente com os que mais sofrem. Não quero com isto dizer que não haja quem, de forma genuína, se preocupa com Portugal e com os portugueses. Mas se assim é, a mensagem não tem passado de forma eficaz.

A preocupação dos candidatos é a de catalogar imediatamente as soluções que vão sendo propostas. Ou são de direita e visam proteger os interesses dos privados e especuladores, ou são de esquerda e estão à partida condenadas ao insucesso porque tudo o que sai deste lado implica mais despesa e os cofres públicos não irão aguentar. Ora esta conversa já cansa um bocadinho. Vejamos alguns exemplos de temas a que todos estamos atentos.

Por mais que nos queiram convencer do contrário, a questão da Saúde não é ideológica. Pelo menos para os utentes dos serviços de saúde. A garantia de acesso universal é hoje aceite por todos os quadrantes políticos. Dizer que a revisão da lei de bases é um momento de extraordinária relevância para a vida dos portugueses é pura falácia. Nada irá mudar por causa desta lei até porque parece que o seu principal objetivo era acabar com o "horrível flagelo" provocado pelos 3 ou 4 hospitais que, sendo públicos, têm gestão privada. O que queremos saber é se temos, e podemos pagar, médicos e enfermeiros competentes e disponíveis em hospitais ou centros de saúde localizados nas proximidades e capazes de prestar serviços de qualidade. Se a sua gestão é pública, privada ou cooperativa é indiferente. Tem é de ser boa.

Nos impostos a mesma coisa. Atiram-nos com o eufemismo da "carga fiscal". Isto para não nos dizer aquilo que todos sabemos que irá acontecer. Enquanto não produzirmos mais e não gerarmos mais riqueza para o país não é possível baixar impostos. À exceção dos partidos extremistas, a questão da criação de condições de competitividade da economia, da perceção dos limites a que os contribuintes podem estar sujeitos ou a visão sobre a importância das funções de soberania e respetivos meios para o seu exercício não provoca fraturas entre as principais famílias políticas. Mas nem aí nos querem mostrar que se entendem.

Nenhum eleitor quer o impossível. Mas também nenhum cidadão aceita que o Estado seja uma máquina eficaz de extorsão e, ao mesmo tempo, uma estrutura pesada que não pára de aumentar, em que faltem meios no essencial e persista o excesso de burocracias no acessório, que o dinheiro seja canalizado para tapar buracos em instituições financeiras mal geridas em vez de servir para realizar investimento público reprodutivo.

Precisamos apenas, com urgência, de políticas para as pessoas.

Jurista

NewsItem [
pubDate=2019-07-21 17:53:51.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/antonio-moita/detalhe/politicas-para-as-pessoas
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=474
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_21_1717111632_politicas-para-as-pessoas
, topics=[antónio moita, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]