pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 20 jul. 02:00

Google quer acabar com abusos feitos na Navegação Anónima do Chrome

Google quer acabar com abusos feitos na Navegação Anónima do Chrome

A Navegação Anónima do Chrome garante aos utilizadores uma privacidade acima do esperado. Todos os sites que visitam não ficam registados e até estes não detetam a informação. Parecendo perfeito, a verdade é que não o é no Chrome. A Google vai por isso corrigir o seu browser e tornar a navegação mais segura e privada.

A Navegação Anónima do Chrome garante aos utilizadores uma privacidade acima do esperado. Todos os sites que visitam não ficam registados e até estes não detetam toda a informação possível.

Parecendo tudo tão perfeito, a verdade é que não o é no Chrome. A Google vai por isso corrigir o seu browser e tornar a Navegação Anónima no Chrome mais segura e verdadeiramente privada.

Há já algum tempo que a Navegação Anónima não tem funcionado da forma pretendida no Chrome. São vários os casos conhecidos de problemas com este modo e que impedem a privacidade do utilizador. Estes não deveriam acontecer e nem a informação dos utilizadores ser acedida.

A Navegação Anónima Chrome vai ser melhorada

Foi a própria Google que anunciou a novidade que está a preparar para muito breve. A gigante das pesquisas vai corrigir uma falha grave no seu browser, que permite que qualquer site detete o sistema de ficheiros do browser. A FileSystem API deveria estar bloqueada neste modo e aparentemente não está.

Esta correção vai surgir muito em breve. Será na versão 76 deste browser que problema será decerto sanado de forma definitiva e que a privacidade será reestabelecida. A Google espera sobretudo colocar esta nova versão na rua já no dia 30 de julho.

Google vai criar novos roblemas com este browser

Se para a Google é importante esta mudança, para muitos outros não o é. Esta será uma transição complicada pela utilização que tinha. Muitos recorriam ao seu modo de funcionamento para garantir o funcionamento de conteúdos pagos. Havia ainda quem o usasse para impedir abusos em sistemas de paywalls.

A recomenda aos sites que se sintam lesionados com esta mudança que se adaptem. Devem optar por sistemas de controlo diferentes e repensar os seu modelos de monetização. É também decerto importante que considerem outros modelos de oferta de conteúdos.

Este pode ser eventualmente um ponto de fricção entre a Google e alguns dos grandes sites de conteúdos. Ao alterar a forma como estes sites se protegem contra abusos, a Google será criticada e irá certamente trazer novos problemas a quem agora não os tinha.

NewsItem [
pubDate=2019-07-20 03:00:04.0
, url=https://pplware.sapo.pt/browsers/google-navegacao-anonima-chrome/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=345
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_20_1819192147_google-quer-acabar-com-abusos-feitos-na-navegacao-anonima-do-chrome
, topics=[tecnologia, chrome, browser, google, navegação anónima, browsers]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]