blitz.ptblitz.pt - 20 jul. 00:34

Charlotte Gainsbourg, uma diva discreta no Super Bock Super Rock

Charlotte Gainsbourg, uma diva discreta no Super Bock Super Rock

A cantora e atriz franco-inglesa atuou esta noite no palco EDP, guardando para o final uma surpresa com sabor a limão

Alta e muito esguia, vestida de jeans e t-shirt branca, Charlotte Gainsbourg é, no palco EDP do Super Bock Super Rock, uma figura enigmática. Rodeada pela sua banda e por um jogo de luzes que entronca na tendência revivalista que percorre todo este cartaz, a cantora franco-inglesa permanece longos períodos praticamente sem se mexer. Por vezes senta-se ao piano elétrico, assim acompanhando as suas canções de uma eletrónica algo soturna; noutras, canta-as naquele fio de voz meio fumo, meio sussurro, com as mãos recolhidas e uma postura discreta, quase tímida.

Charlotte Gainsbourg é, naturalmente, filha de um mito: Serge Gainsbourg, que aos 12 anos com ela gravou 'Lemon Incest'. À época (1985), a canção pode ter causado polémica; hoje, é quase certo que não seria sequer editada. Porém, foi com esse "miminho" cítrico que a filha de Serge e Jane Birkin, conhecida também pelo seu trabalho de atriz, sobretudo em filmes de Lars Von Trier, terminou o seu concerto desta noite. Sentada em cima do seu piano elétrico, a autora de "Stage Whisper" (título que muito se adequa à sua postura em palco) mostrou-se um pouco mais desenvolta, colocando um ponto final aplaudido num concerto onde a toada sonora foi, amiúde, mais opressiva.

Ao longo de temas como 'Sylvia Says', 'Heaven Can Wait' ou 'Bombs Away', a pacatez de Charlotte, impávida no meio dos "estendais" de néon, contrastava com os decibéis de uma música ora hipnótica, recordando os compatriotas Air, ora convidativa da extroversão de um sábado à noite. Congregando duas tendências do cartaz -- a inescapável tendência retro, com paragem obrigatória nos anos 80, e a "invasão francesa" (esta noite "desembarcaram", também, Phoenix e Christine and the Queens), Mademoiselle Gainsbourg foi uma presença curiosa no Meco.

NewsItem [
pubDate=2019-07-20 01:34:05.0
, url=http://blitz.pt/fotos/2019-07-19-Charlotte-Gainsbourg-uma-diva-discreta-no-Super-Bock-Super-Rock
, host=blitz.pt
, wordCount=285
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_19_761279581_charlotte-gainsbourg-uma-diva-discreta-no-super-bock-super-rock
, topics=[música, fotos]
, sections=[vida]
, score=0.000000]