observador.ptobservador.pt - 19 jul. 23:11

Fotografia regista três arco-íris em simultâneo

Fotografia regista três arco-íris em simultâneo

No Lago Lochy, na Escócia, foram avistados três arco-íris em simultâneo: dois no céu e um refletido na água. Fenómeno é frequentemente chamado de "arco-íris irmão".

Uma fotografia registou um avistamento de dois arco-íris em simultâneo no céu, sendo que um deles permitiu ainda o aparecimento de um terceiro — refletido na água.

O raro fenómeno meteorológico foi registado por um telespectador da BBC no Lago Lochy, na Escócia, nesta terça-feira.

As cores do terceiro arco-íris, aquele refletido na água, estavam na mesma ordem daquele que provocava o reflexo — um fenómeno pouco usual, segundo Simon King, meteorologista da BBC News.

Simon King afirmou que se estava perante aquilo que é frequentemente chamado de um “arco-íris irmão”. É algo “incrivelmente raro”, relembrou o meteorologista.

This rare ‘three-in-one’ rainbow captured in the Highlands has surprised meteorologists ???????? https://t.co/lKYNVGJyAT pic.twitter.com/dBNBBxQfYv

— BBC Scotland News (@BBCScotlandNews) July 18, 2019

“Por vezes podemos ter a sorte de ver um ‘arco-íris irmão’ externo, no qual se vê um arco-íris principal junto a um outro arco-íris marcado mais levemente, que tem a ordem das cores invertida: de violeta a vermelho, da esquerda para a direita, em vez de vermelho a violeta. Por vezes, podemos ter a sorte de ver um arco-íris refletido na água. No entanto, um dos nossos espetadores esta manhã enviou-nos uma fotografia que contém todas estas coisas”, disse Simon King.

NewsItem [
pubDate=2019-07-20 00:11:13.0
, url=https://observador.pt/2019/07/19/fotografia-regista-tres-arco-iris-em-simultaneo/
, host=observador.pt
, wordCount=195
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_19_482686782_fotografia-regista-tres-arco-iris-em-simultaneo
, topics=[meteorologia, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]