www.publico.ptpublico.pt - 19 jul. 20:47

Falso advogado e falso inspector do SEF acusados de crimes de burla e falsificação

Falso advogado e falso inspector do SEF acusados de crimes de burla e falsificação

“Os arguidos engendraram um plano tendo em vista ludibriar os cidadãos estrangeiros que se encontravam em situação irregular em território nacional”, diz a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

O Ministério Público acusou dois arguidos que se fizeram passar por advogado e inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pela prática de crimes de burla qualificada e falsificação de documento, foi nesta sexta-feira anunciado.

“No essencial está indiciado que, durante o ano de 2017, os arguidos engendraram um plano tendo em vista ludibriar os cidadãos estrangeiros que se encontravam em situação irregular em território nacional e pretendiam efectuar um pedido de concessão/renovação de título de residência ao abrigo da Lei de Estrangeiros, aproveitando o facto de tal pedido demorar vários meses face aos milhares de requerimentos efectuados e à necessidade de análise das manifestações de interesse efectuadas”, refere uma nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) divulgada no seu site.

Segundo a PGDL, “um dos arguidos fez-se passar por advogado e o outro por inspector do SEF, criando a aparência e a credibilidade das suas actividades e ludibriando os cidadãos estrangeiros que os procuravam, dizendo que lhe tratariam do processo junto do SEF”.

Dessa forma, obtiveram “benefício patrimonial ilegítimo e, assim, causando prejuízo aos ofendidos”, acrescenta a PGDL. Os arguidos encontram-se sujeitos à medida de coacção de termo de identidade e residência

O inquérito foi dirigido pelo Ministério Público na 5.ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa/Sede, com a coadjuvação do SEF. O Ministério Público pediu o julgamento dos arguidos por um tribunal colectivo.

NewsItem [
pubDate=2019-07-19 21:47:49.0
, url=https://www.publico.pt/2019/07/19/sociedade/noticia/falso-advogado-falso-inspector-sef-acusados-crimes-burla-falsificacao-1880612
, host=www.publico.pt
, wordCount=227
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_19_1079063467_falso-advogado-e-falso-inspector-do-sef-acusados-de-crimes-de-burla-e-falsificacao
, topics=[ministério público]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]