pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 14 jul 11:00

Saiba como definir o tamanho da janela do Terminal no macOS

Saiba como definir o tamanho da janela do Terminal no macOS

Uma das lacunas no macOS é o tamanho das janelas, que muitas vezes é desajustado e precisa de ser corrigido de todas as vezes que se abre o programa em questão. Contudo, o Terminal é exceção! Defina as suas preferências para o tamanho das janelas do Terminal, sem que a tenha de reajustar de todas as vezes que o abre.

O macOS é um dos sistemas operativos para computadores mais usados para tarefas de produtividade. A sua concepção foi realizada nesse sentido, mas está longe de ser perfeito. Por exemplo, uma das lacunas no macOS é o tamanho das janelas, que muitas vezes é desajustado e precisa de ser corrigido de todas as vezes que se abre o programa em questão.

Contudo, para o Terminal há solução! Saiba como definir a seu gosto o tamanho da janela do Terminal, sem que a tenha de reajustar de todas as vezes que o abre.

Para poder fazer face a uma das maiores idiossincrasias do macOS, a gestão do tamanho das janelas, existem algumas soluções disponibilizadas por terceiros. Não obstante, para o Terminal há uma funcionalidade nativa para resolver esse problema.

Para proceder à sua configuração, basta abrir o Terminal. Na barra superior, clica em Terminal e de seguida em Preferências. Como alternativa, no Terminal pode clicar nas teclas ⌘, (cmd + vírgula) que darão acesso direto às definições do Terminal.

Nas definições do Terminal, aceda à aba Perfis. Neste menu, encontrará várias sub-abas, deve selecionar Janela. É aqui que poderá alterar o tamanho predefinido da janela do Terminal. Na secção Tamanho da janela poderá submeter vários valores para as colunas e linhas, comprimento e largura respetivamente.

Os valores inseridos nestes campos não são referentes aos píxeis. Na verdade, não consegui determinar qual a lógica na escala usada, por isso sugiro que simplesmente vá testando vários valores – pressione Enter para a janela atualizar para o novo tamanho – até encontrar um formato que seja o mais ajustado para as suas necessidades.

A partir de agora, sempre que abrir o Terminal, este terá o tamanho que definiu nas Preferências. É sem dúvida uma funcionalidade útil, visto que o tamanho padrão do Terminal é algo pequeno e assim não tem de o ajustar de todas as vezes que o abre.

Leia também…

5 dicas para deixar o macOS mais produtivo

1
1