pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 jul 11:00

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes: Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas...

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!

Que GPS usar no Android para ter mapas e pontos offline?

Boa Tarde

Gostaria de saber se Existe uma Aplicação para o Android que Permita Saber onde Deixei o Carro.

A Razão prende-se que faço muitos Trilhos em Família e por vezes por falta de sinalização dos trilhos ou por outra razão

Existe uma Probabilidade de Não saber Onde Está o Carro

Como Fazê-lo ? por ex emplo em OFF Sistema Gps, sem utilização de “Dados Móveis”

  • Versão Android 6.0.1
  • 1 dos Modelos SM-J500FN
  • 1 dos Modelos J6

Obrigado, fico Aguardar um FeedBack, Bem como de uma Solução mesmo em situações em grandes Aparcamentos a Probabilidade é grande de perdermos

Cumprimentos

Mário Moutinho

Resposta:

Mário,

De facto, cada vez mais os serviços estão dependentes de dados móveis, e no fundo os operadores oferecem condições acessíveis para termos uma ligação de rede móvel sempre disponível. O Google Maps serve perfeitamente para o caso que refere, mas necessita de dados móveis.

No entanto, continuam a existir aplicações que trabalham totalmente no modo offline, e uma boa opção é o MAPS.ME:

Trata-se de uma aplicação que apenas necessita de ligação no momento de fazer o download do mapa. A partir daí, está preparada para um funcionamento totalmente offline.

Assim, para fazer o que pretende, que é marcar um ponto no mapa, basta fazer um clique longo nesse ponto e premir em “Favorito”, no canto inferior esquerdo. Depois poderá editar o marcador, dar-lhe um nome e até adicioná-lo a um grupo. Esse marcador ficará sempre disponível, com a possibilidade de iniciar uma navegação “De” e “Para” ele, ou até mesmo partilhar essa localização.

[Respondido por Hugo Cura]

Cabo de rede ou Wi-Fi, que opção devo escolher para o meu PC?

Boa tarde,

Comprei à pouco tempo um cabo Ethernet, e liguei-o ao portátil, e verifiquei que as velocidades de internet, e download são exatamente as mesmas, tanto por Ethernet como por wifi.

Tanto quanto sei, creio que a velocidade Ethernet deveria ser um pouco maior que por wifi.

Será que o router tem algum problema, daí as velocidades serem iguais para Ethernet e wifi?

Cumprimentos

Gonçalo Costa

Resposta:

Gonçalo,

Na verdade, a largura de banda de uma ligação de rede doméstica (100/1000Mbit) geralmente é superior e mais estável em relação à largura de banda conseguida numa ligação Wi-Fi. Portanto, estamos a falar do “espaço” disponível na ligação para que a informação lá possa “circular”.

No caso em questão, refere-se à velocidade de internet. Ora, não sei de que tipo de internet estamos a falar, de qual a velocidade contratada e de qual a tecnologia utilizada, mas como se trata de uma ligação externa à rede local, está sujeita a outros limites. Por essa razão, a limitação da velocidade da ligação à Internet poderá dessa mesma ligação, não estando assim a ser limitada por nenhuma ligação Wi-Fi ou ethernet.

No entanto, utilizando o cabo de rede, se obtém uma velocidade muito aquém do esperado, deverá contactar o seu operador de internet para que possa averiguar se há algo de errado com a ligação à internet.

[Respondido por Hugo Cura]

Como automatizar a remoção de pastas no Windows 10?

Boa Tarde

Queria saber como é que posso automatizar a tarefa no meu PC de ele eliminar os conteúdos das três pastas de ficheiros temporários numa certa hora, num certo dia.

As pastas são TEMP, %TEMP% É PREFETCH

Cumprimentos

Miguel Pereira

Resposta:

Miguel,

Sim é possível agendar essa tarefa no Programador de Tarefas (Task Scheduler) do Windows.

Isso passa por agendar a execução de um comando na linha de comandos. No caso, para apagar a pasta %TEMP%, o comando pode ser:

  • del /q/f/s %TEMP%\*

Para agendar essa tarefa, deve proceder da seguinte forma:

  • abrir o Programador de tarefas (Iniciar > escrever “Programador de tarefas” e abrir)
  • no sentido de manter o agendamento de tarefas organizado, clique com o botão direito na pasta “Biblioteca do Programador de Tarefas” > “Nova pasta” e dê-lhe o nome que entender
  • clique depois em “Criar Tarefa” e atribua-lhe um nome
  • escolha a opção “Executar independentemente de o utilizador ter sessão iniciada”
  • no separador “Acionadores” clique em “Novo” e defina as regras do agendamento, a seu gosto
  • no separador “Ações” clique em “Novo”, em “Programa/script” coloque “del” e em “Adicionar argumentos” coloque “/q/f/s %TEMP%\*”; clique depois Ok
  • no separador “Definições” pode ainda escolher outras opções que podem ser do seu interesse; explore-as e decida como prefere
  • feito

Para apagar as outras pastas só tem de seguir o mesmo procedimento, alterando o caminho para a pasta que pretende.

[Respondido por Hugo Cura]

Que carregador sem fios devo  comprar para o meu Xiaomi?

Boa tarde

Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecessem.

Sou possuidor de um smartphone Xiaomi Mi Mix 2s. Costumo carregá-lo com um carregador sem fios da marca Nillkin, normalíssimo, Modelo:MCo1Z, INPUT:5V=2A, 9V=1.7A, não especificando qual a potência em Watts.

Recentemente encomendei um Xiaomi Mi9, e que segundo tenho lido, suporta carregamento sem fios de 20 Watts, salvo erro.

Tendo o meu carregador uma potência inferior, gostava que me informassem se o posso usar no carregamento deste último telemóvel ou se terei que comprar um novo carregador com os referidos 20W.

Agradeço antecipadamente uma vossa resposta.

Mário Viegas

Resposta:

Mário,

Sim, pode utilizar sempre carregadores de diferentes potências, superiores ou inferiores ao equipamento, tanto para carregamento com cabo como wireless.

É sempre o equipamento que controla a potência “pedida” ao seu fornecedor de energia. Pensando num caso de um carregamento de 20W, se o carregador for de 10W, então irá dar o seu máximo para carregar o equipamento. Por outro lado, supondo que o carregador é de 30W, o smartphone apenas irá “pedir” 20W, pelo que o carregador apenas lhe entregará essa potência.

Tipicamente, um carregamento de potência inferior é mais benéfico para a bateria do smartphone, já que lhe coloca menos stress, tornando-a mais fresca. Isto claro, se não tiver urgência no carregamento.

Pessoalmente, utilizo um carregador de 800mA para carregar um smartphone que suporta 4A. Todos os dias, enquanto durmo, a carga é feita mais lentamente, sem aquecer componentes, mantendo a bateria fresca.

[Respondido por Hugo Cura]

Que fazer para libertar o meu PC de ransomware?

Boa noite,

sofri um ataque de ransomware em que todos os meus ficheiros ficaram com a extensão .docm …

Têm conhecimento de alguma solução?

Muito obrigado.

Tomás Pereira

Resposta:

Tomás,

Existem soluções para alguns ransomwares mais populares. As empresas de antivírus mais populares disponibilizam algumas ferramentas, no sentido de reverter a encriptação feita pelo ataque.

Deixo 3 exemplos:

É claro que há a possibilidade de nenhum resolver o problema. No entanto, se for um ransomware que se popularize, há uma forte possibilidade de ser investigado e de ser encontrada uma solução para o reverter. Restará aguardar e continuar a pesquisar.

[Respondido por Hugo Cura]

Que solução usar para ter rede na casa toda?

Bom dia!

Não sei se esta é a via adequada mas precisa da vossa opinião acerca da compra de um access point. Preciso de um mas sou leigo na matéria. Qual me poderiam aconselhar.

Tenho um router da MEO mas que o wifi não me abrange grande parte da casa. Queria comprar o access point para colocar na sala e simultaneamente servir extensor de sinal Wi-Fi e ponto de acesso para outros gadgets que lá tenho. A casa tem 3 andares.

Será que me podem ajudar? Peço desculpa pelo incómodo.

Cumprimentos

Pedro Guerra

Resposta:

Pedro,

Por experiência própria, o que precisa não é de um repetidor Wi-Fi mas sim de uma solução powerline.

Se numa primeira abordagem parece mais lógico usar uma solução de repetidor, a verdade é que este não permite explorar a totalidade do que oferece.

Isto significa que terá sempre de colocar o repetidor não no sítio onde pretende ter rede mas sim num ponto próximo do final da cobertura do seu router. Na prática isto impede de ter a melhor rede no local pretendido.

No caso das soluções powerline isto não acontece porque o sinal da sua rede chega ao local pretendido, pela rede el��trica. Na tomada mais próxima só tem de ligar o equipamento e configurar a rede sem fios.

Tem a vantagem de poder ter o router no piso inferior da sua casa e ter sinal no máximo no ponto mais elevado da mesma.

Caso opte por essa solução, lembre-se que o seu kit deverá ter um terminado com capacidade Wi-Fi.

[Respondido por Pedro Simões]

Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

1
1