www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 13 jul 11:05

Brindar de Viseu a Faro com copos reutilizáveis

Brindar de Viseu a Faro com copos reutilizáveis

Depois dos festivais, o Super Bock Group está a colocar nas cidades de norte a sul do país copos de plástico 100% recicláveis.

Brindar com um copo de cerveja de Viseu a Faro vai ser mais ecológico este verão. Depois de chegarem aos festivais e a alguns bares em Lisboa, Porto e Braga, a Super Bock vai colocar copos de plástico reutilizáveis em mais de 200 pontos de venda do país. Viseu, Aveiro, Leiria ou Faro são cidades onde o grupo cervejeiro está a colocar copos de plástico “100% recicláveis” em bares e restaurantes.

“Com o que já implementámos até agora, temos uma poupança de cerca de seis milhões de copos descartáveis. Com o alargamento a mais cidades, este número irá subir cada vez mais, o que significa podermos atingir mais de 12 toneladas de plástico que deixa de ser enviado para reciclagem”, adianta Miguel Araújo, diretor de comunicação e relações institucionais do Super Bock Group.

No ano passado o grupo cervejeiro de Leça do Balio arrancou, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, com um projeto-piloto em quatro pontos de venda. Agora, com o alargamento desta iniciativa a outros pontos, calcula que irá eliminar neste ano, só na restauração lisboeta, mais de 2 milhões de copos descartáveis. Ou seja, o equivalente a seis toneladas de plástico.

Desde 2016, que a Super Bock tem vindo a introduzir nos festivais como o Super Bock Super Rock, ou eventos como Festas de Lisboa (2017) ou Queima das Fitas do Porto e Coimbra (2018) copos reutilizáveis. Hoje já são mais de 50 o número de eventos com este tipo de opção mais ambiental.

O dono da água Vitalis também tem vindo, desde 1997, a diminuir o volume de plástico das garrafas e garrafões de água. Globalmente, nos últimos dez anos reduziu em 25% o peso das garrafas de água sem gás. Feitas as contas, “já conseguiu evitar o uso de mais de 5 mil toneladas de plástico através do programa de redução do peso das suas garrafas de água sem gás”, afirma Miguel Araújo.

“Pretendemos continuar em estreita colaboração com os nossos fornecedores e com entidades do sistema científico e tecnológico para identificar soluções mais sustentáveis que possam promover estas medidas, contribuindo para uma efetiva promoção da economia circular”, diz o diretor de comunicação. Neste momento, as embalagens PET já incorporam 20% de plástico reciclável, havendo uma previsão de crescimento para 30% no último trimestre.

A Super Bock faz parte do grupo de trabalho, sob coordenação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para o projeto-piloto (a funcionar até 30 de junho de 2021) para incentivar os consumidores a devolverem aos supermercados (selecionados até final do ano) as garrafas de plástico usadas, maximizando a quantidade e qualidade do PET reciclado recolhido.

“Acreditamos que este projeto pode contribuir para que as pessoas possam olhar para as garrafas como embalagem com valor, no sentido de as poderem encaminhar em maior percentagem para reciclagem e consequente reintegração na produção de novas garrafas.”

1
1