pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 jul 17:56

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux

O Linux é o sistema preferido dos administradores de sistemas para implementação de serviços de suporte a redes de comunicação. Até a própria Microsoft já admitiu que no seu serviço Cloud, o Azure, existem mais máquinas Linux que máquinas Windows.

Para quem costuma fazer administração de sistemas em Linux, aqui ficam 10 ferramentas com interface gráfica.

#1 – MySQL Workbench

O MySQL Workbench é uma fantástica ferramenta que permite o desenho e gestão de base de dados. Com esta app pode criar diagramas EER, gerar scripts SQL, gestão de utilizadores, fazer consultas às bases de dados, backups, gestão de privilégios, criar funções e muito mais.

#2 – phpMyAdmin

O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.

Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respetivas bases de dados.

#3 – ZPanel

O ZPanel é uma interface Web gratuita, ao estilo de um painel de controlo, que permite gerir o serviço de hosting. Este serviço foi desenhado para correr sobre Windows e sistemas POSIX como é o caso do Linux, UNIX e macOS).

Esta solução dá a possibilidade de transformarmos qualquer servidor (profissional ou caseiro) num autêntico gestor de serviços de alojamento.

#4 – Zenmap

Na área da segurança informática existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. Imagine, por exemplo, que sem se aperceber, executou um exploit e este abriu um porto de comunicação no seu sistema?

Uma das melhores ferramentas para avaliar se a sua máquina tem portos de comunicação abertos é o Nmap (ou Zenmap que tem interface gráfica).

#5 – CUPS

Para quem não conhece o Common Unix Printer Service (CUPS) foi desenvolvido inicialmente pela Easy Software Products, tendo a gigante Apple comprado o código fonte em 2007. O CUPS  é um sistema de impressão e configuração open source que oferece aos utilizadores do mundo Linux uma interface Web simples para configuração das mais diversas impressoras.

Este serviço permite a instalação de impressoras locais (ligadas via USB ou LTP) ou então a instalação de impressoras remotas que usem o protocolo IP.

E são estas as nossas sugestões para hoje. Num próximo artigo iremos apresentar mais 5 fantásticas apps com GUI para Administradores de sistemas Linux. Estejam atentos e se tiverem sugestões deixem nos comentários.

1
1