pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 jul 08:00

Microsoft esconde recolha de dados na última atualização do Windows 7

Microsoft esconde recolha de dados na última atualização do Windows 7

A Microsoft parece não ter aprendido com o passado. A mais recente atualização de seguraça do Windows 7 traz elementos para recolha de dados, mais uma vez sem que os utilizadores tivessem sido alertados.

Todos se recordam dos problemas que surgiram com o Windows 10 e a recolha de dados. A empresa esteve debaixo de fogo diversas vezes e porque não alertou para este pormenor muito importante.

Mesmo com esta situação, a Microsoft parece não ter aprendido. A mais recente atualização de seguraça do Windows 7 traz elementos para recolha de dados, mais uma vez sem que os utilizadores tivessem sido alertados.

A mais recente atualização do Windows 7, chegada via Patch Tuesday, está focada na segurança. São vários os problemas que corrige e que estavam a mostrar ser uma ameaça para os utilizadores. Mas aparentemente a Microsoft teve outros planos e colocou algo mais.

A Microsoft escondeu algo na sua atualização de segurança?

São vários os relatos que esta correção de problemas trazem instrumentos para recolha de dados dos utilizadores. Esta não é uma situção nova, mas mais uma vez a Microsoft optou por não comunicar aos utlizadores.

O problema é ainda maior porque a as atualizações de segurança da Microsoft têm de ser focadas neste ponto. Ao introduzir este novo componente, a empresa está violar as suas próprias regras.

O Windows 7 está a fazer recolha de dados dos utilizadores

Já no passado a Microsoft tentou esta tática com o Windows 7. A ferramenta em causa estava identificada como necessária para apoiar para a migração para o Windows 10. Os dados que recolhia serviam para determinar se as máquinas eram elegíveis para uma migração sem problemas.

Há uma teoria que revela que esta nova versão pretende resolver um problema de segurança efetivo. Não existe qualquer informação que suporte esta ideia, mas a verdade é que depois de instalada, todo o sistema de recolha de dados fica ativo.

Esta é mais uma situação que não pode ser esclarecida pela Microsoft. Apenas a empresa sabe o que instalou e qual o propósito desta ação. A verdade é que mais uma vez está a recolher dados sem alertar os utilizadores para este facto.

Cuidado! Afinal não é apenas o Windows 10 que recolhe dados

1
1