expresso.ptexpresso.pt - 25 jun. 08:59

Austronautas aterram no Cazaquistão após missão na Estação Orbital Internacional

Austronautas aterram no Cazaquistão após missão na Estação Orbital Internacional

Depois de seis meses em órbita, os três astronautas regressaram na madrugada desta terça-feira. O canadiano David Saint-Jacques cumpriu 204 dias no espaço destronando o recorde de 187 dias do seu o seu compatriota Robert Thirsk.

A astronauta norte-americana Anne McClain, o canadiano David Saint-Jacques e o russo Oleg Kononenko regressaram esta terça-feira à Terra após uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Anne McClain, Oleg Kononenko e David Saint-Jacques, que quebrou o recorde de tempo no espaço que pertencia a um outro canadiano, pousaram no Cazaquistão às 08:47 (03:47 em Lisboa).

A partida dos astronautas para a estação orbital em 03 de dezembro foi motivo de preocupação, pois acontecia após um incidente em meados de outubro que envolveu o russo Alexey Ovchinin e o norte-americano Nick Hague: cerca de dois minutos após a descolagem, a nave espacial Soyuz explodiu e foram forçados a uma aterragem de emergência.

Os dois homens sobreviveram ilesos, mas o incidente, o primeiro desta magnitude na história da Rússia pós-soviética, foi outro golpe para a indústria espacial do país.

Antes da partida para o espaço, Anne McClain, Oleg Kononenko e David Saint-Jacques estavam otimistas e o tom não mudou durante o tempo a bordo da estação orbital, um dos últimos exemplos de cooperação ativa entre Moscovo e países ocidentais.

"Uma bela noite sobre a África para minha última noite na ISS", observou na rede social Twitter Anne McClain, de 40 anos, que fez duas saídas espaciais durante esta primeira missão.

Enquanto a ISS dava a volta à Terra em cerca de 90 minutos, o seu colega David Saint-Jacques, de 49 anos, foi capaz de maravilhar-se uma última vez com a visão do Canadá antes de voltar para casa: "British Columbia e Nunavik ... vou ter saudades dessas grandes paisagens canadianas!", escreveu também no Twitter o astronauta da Agência Espacial Canadiana (CSA).

David Saint-Jacques, que também realizou a sua primeira missão, ultrapassou o tempo recorde no espaço detido por outro canadiano: 204 dias, contra 187 cumpridos pelo compatriota Robert Thirsk.

NewsItem [
pubDate=2019-06-25 09:59:28.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2019-06-25-Austronautas-aterram-no-Cazaquistao-apos-missao-na-Estacao-Orbital-Internacional
, host=expresso.pt
, wordCount=296
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_06_25_462616078_austronautas-aterram-no-cazaquistao-apos-missao-na-estacao-orbital-internacional
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]