exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 17 jun. 09:28

Fabricantes de chips dos EUA em lóbi para aliviar suspensão à Huawei

Fabricantes de chips dos EUA em lóbi para aliviar suspensão à Huawei

Há relatos de diferentes fontes e formatos que indicam que representantes da Intel, Qualcomm e Xilinx têm feito movimentações em torno do poder político no sentido de se aliviar o bloqueio instituído à Huawei.

Pessoas ligadas à Intel, Qualcomm e Xilinx reuniram-se em diferentes momentos com o Commerce Department no sentido de pressionar o poder político a permitir o fornecimento dos seus chips à Huawei. Os fabricantes alegam que os produtos da Huawei como smartphones e servidores que usam os seus chips usam outras partes disponíveis facilmente e não representam uma ameaça de segurança como acontece com o equipamento de rede para infraestruturas 5G. Um dos envolvidos nestas manobras diz que não se trata de ajudar a Huawei, mas sim de evitar males maiores para as empresas dos EUA. Em 2018, a Huawei gastou 70 mil milhões de dólares em componentes, dos quais 11 mil milhões foram para empresas norte-americanas.

A Semiconductor Industry Association (SIA) admitiu à Reuters ter participado na organização de reuniões entre as empresas e os responsáveis do governo.

Também a Google, que vende hardware, software e serviços à Huawei, tem vido a advogar a favor da empresa chinesa e a favor de manter os negócios de fornecimento.

O vice-presidente da Huawei, Andrew Williamson, disse que a empresa não pediu a ninguém para fazer lóbi a seu favor e que as empresas americanas estão a fazê-lo pelo seu próprio interesse e porque «para muitas destas, a Huawei é dos seus principais clientes». A própria fabricante chinesa não terá contactado ninguém do governo dos EUA para aliviar as sanções impostas ou pedir alguma revisão dos termos. A Huawei já tinha estado a cortar nos esforços de lóbi mesmo antes do nome da empresa ser inscrito na lista negra por Donald Trump.

NewsItem [
pubDate=2019-06-17 10:28:26.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-06-17-Fabricantes-de-chips-dos-EUA-em-lobi-para-aliviar-suspensao-a-Huawei
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=256
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_06_17_1347046931_fabricantes-de-chips-dos-eua-em-lobi-para-aliviar-suspensao-a-huawei
, topics=[tecnologia, mercados]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]