tek.sapo.pttek.sapo.pt - 14 jun 17:50

Huawei pediu registo do seu próprio sistema operativo em nove países

Huawei pediu registo do seu próprio sistema operativo em nove países

A Huawei está a preparar o lançamento do seu sistema operativo Hongmeng, fora da China, para substituir o Android. Segundo a Reuters, dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (...

A Huawei está a preparar o lançamento do seu sistema operativo Hongmeng fora da China, com o objetivo de substituir o Android, da norte-americana Google. Segundo a Reuters, dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), um órgão das Nações Unidas, revelam que a Huawei Technologies Co Ltd fez o pedido de registo da marca em pelo menos nove países, que incluem Peru, Camboja, Canadá, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

A administração de Donald Trump colocou no mês passado a empresa chinesa numa lista negra que proibia a realização de negócios com tecnológicas americanas, incluindo a Alphabet Inc (proprietária da Google) cujo sistema operativo Android é utilizado nos telemóveis Huawei. O pedido de registo por parte da Huawei do sistema Hongmeng é um sinal de que a empresa está já a preparar um plano alternativo, uma vez que a decisão dos Estados Unidos coloca em causa o seu modelo de negócio.

De acordo com a Reuters, Andrew Williamson, vice-presidente da Huawei, confirmou o avanço do Hongmeng. Em entrevista, Williamson afirmou que a tecnológica chinesa “está no processo de potencialmente lançar um substituto” para o sistema Android, confirmando ainda que a Huawei estaria a tentar fazer o registo de marcas.

Richard Yu, CEO da Huawei, já tinha confirmado que a empresa estaria prestes a lançar o seu próprio sistema operativo para aparelhos móveis. Na China, o pedido de registo do Hongmeng foi feito em agosto de 2018, tendo recebido aprovação por parte da administração da propriedade intelectual no mês passado.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1