mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 14 jun 17:05

Mimo Amarante regressa com música e 50 atividades artísticas de entrada gratuita

Mimo Amarante regressa com música e 50 atividades artísticas de entrada gratuita

A 4.ª edição do festival luso-brasileiro Mimo em Amarante mantém o figurino gratuito das mais de 50 atividades do programa, com música para vários gostos, cinema, poesia, ...

A organização promete, como nas edições anteriores, três dias, entre 26 e 28 de julho, de atividades artísticas espalhadas pelo centro de Amarante, onde são esperadas mais de 70 mil pessoas.

Lu Araújo, principal responsável do festival, prometeu hoje que o Mimo Amarante 2019 vai ter muita "arte com amor" e, de alguma forma, acrescentou, será "um festival negro, com a música africana muito presente".

A participação feminina foi outro aspeto destacado na apresentação, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, onde o presidente da autarquia, José Luís Gaspar, reafirmou a aposta de Amarante no evento, com Lu Araújo a considerar aquela cidade como "o casamento perfeito para o Mimo em Portugal".

Como nos anos anteriores, os vários momentos do programa vão ser distribuídos pelo palco principal, no parque Ribeirinho, junto ao rio Tâmega, mas também pelo Museu Amadeo de Souza-Cardoso, duas igrejas do centro histórico (São Gonçalo e São Pedro), Centro Cultural de Amarante e Cinema Teixeira de Pascoaes.

Continuar a ler

O concerto da Orquestra do Norte, destacado hoje pela organização do festival, está agendado para o último dia, às 16:00, na Igreja de São Gonçalo.

Pelo palco principal passarão, nas três noites do festival, os nomes mais sonantes do panorama musical selecionados para o Mimo Amarante 2019, oriundos de Brasil, Mali, Palestina, Itália, Nigéria, Mongólia e Cabo Verde, para além de Portugal.

Na primeira noite (sexta-feira) atuarão Frankie Chavez e Peixe no projeto Miramar, Bixiga 70, 47Soul, Salif Keita e DJ Montano.

No sábado, o programa inclui Stefano Bollani & Hamilton de Holanda, Samuel Úria, Seun Kuti & Egypt 80, Criolo e DJ Ride.

No domingo, atuará no palco principal Stereossauro, que convida Camané e Capicua. Rubel e Mayra Andrade também atuarão a fechar o programa.

Nos três dias, haverá vários fóruns de ideias e um programa educativo com a participação de alguns dos artistas que atuam no Mimo, também com entradas gratuitas, mas limitadas à lotação das salas e sujeitas a inscrição.

O festival estreia também a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium BCP", no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, com 30 obras, de 18 autores nacionais e estrangeiros, que se vai prolongar até 27 outubro.

O Mimo vai atribuir este ano, pela primeira vez em Portugal, um prémio destinado aos jovens talentos, entre os 18 e aos 40 anos. O vencedor, que será anunciado no evento, vai atuar em Amarante e, posteriormente, numa das edições do Mimo, no Brasil, anunciou a organização.

O "Prémio Mimo de Música" tem como objetivo "valorizar artistas de todas as regiões do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos". Os interessados podem inscrever-se na página da Internet do Mimo, até 07 de julho.

Posteriormente, vai decorrer um período de votação online, de 11 a 20 de julho. A 21 de julho, será anunciado o vencedor, que ganha um lugar no palco principal do Mimo, em Amarante, no Parque Ribeirinho.

A "Chuva de Poesia", foi hoje prometido, vai este ano "homenagear o amor nas suas diversas formas", com poemas de Chico Buarque, Jorge de Sena, Mário Sá-Carneiro, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Vinícius de Moraes, Gregório de Matos, Bocage, Fernando Pessoa, entre outros. O momento vai ocorrer no Largo de São Gonçalo, às 17:00 de domingo.

Haverá ainda um roteiro cultural, todas as manhãs, de 26 a 28 de julho, que permitirá visitar o património religioso de Amarante.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1