pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 14 jun 15:15

Dark Mode, ecrãs OLED e LCD e a poupança de bateria dos smartphones

Dark Mode, ecrãs OLED e LCD e a poupança de bateria dos smartphones

O Dark Mode está a ser cada vez mais implementado no mundo da tecnologia. Mas há utilizadores que poderão não estar a tirar o verdadeiro proveito da tecnologia no que respeita às poupanças de bateria.

O Dark Mode está a ser cada vez mais implementado no mundo da tecnologia. Maior conforto na utilização e poupança de energia são os dois grandes atributos de um modo escuro.

Google, Apple e Facebook são apenas alguns exemplos de empresas focadas em oferecer apps e sistemas com este modo. Contudo, há utilizadores que poderão não estar a tirar o verdadeiro proveito da tecnologia no que respeita às poupanças de bateria.

O Dark Mode nos smartphones

O modo escuro está prestes a chegar ao Android Q e ao iOS 13. Com esta novidade, os utilizadores passam a ter acesso a um sistema onde o preto e os tons escuros são predominantes. Então, mas quais os benefícios em ter o Dark Mode ativo no smartphone?

Segundo se pode ler no site dedicado aos programadores Android, Android Developers, o modo escuro tem vários benefícios, onde há três que se destacam:

  • Pode reduzir o consumo de energia de forma significativa (dependendo da tecnologia do ecrã do dispositivo);
  • Melhora a visibilidade para utilizadores com baixa visão e sensíveis à luz brilhante;
  • Torna mais fácil a utilização de um dispositivo em ambientes com pouca luz
Os ecrãs e o Dark Mode

O primeiro benefício destacado pela Google é a redução significativa do consumo de energia. No entanto, é deixada a ressalva que tal é dependente do tipo de ecrã do dispositivo.

Ora, esta é a grande questão. Os smartphones atualmente contam com ecrãs que têm tecnologia OLED ou LCD. Evidentemente, depois com algumas variantes em termos de evolução da tecnologia.

O Ecrã OLED (organic light-emitting diode, em português díodo emissor de luz orgânico) caracteriza-se por consumir menos energia uma vez que cada píxel funciona de “forma autónoma”. Ou seja, cada píxel vai reproduzir a cor necessária para apresentação de uma imagem completa. Além disso, como corresponde à ausência de luz, não tem qualquer consumo de energia.

No caso do LCD (liquid crystal display) a iluminação dos píxeis é feita de forma constante. Nesse sentido, independentemente do conteúdo a mostrar no ecrã, a parte inferior da tela está sempre iluminada.

Perante isto, conclui-se que os ecrãs LCD acabam por consumir a mesma energia em modo escuro ou no modo normal. Mas nos ecrãs OLED não é assim. Nesse caso, os utilizadores com smartphones com ecrãs OLED terão uma vantagem real em termos de consumo. Isto porque todos os píxeis a preto estarão desligados.

O meu smartphone tem ecrã OLED?

Atualmente, os smartphones topo de gama já quase todos chegam ao mercado com tecnologia OLED. Dependendo do fabricante, pode então surgir sobre o nome AMOLED, P-OLED ou SuperAMOLED. No entanto, para confirmar qual a tecnologia utilizada no seu smartphone, o ideal é consultar a ficha técnica do seu modelo, que deverá estar disponível no site do fabricante.

Caso a indicação seja IPS, LTPS ou mesmo Retina, como habitualmente encontramos nos modelos mais antigos da Apple, estamos perante ecrãs LCD.

Mas afinal quanto se poupa em termos de bateria?

Existem vários testes que podem ser citados. São testes que demonstram o quanto de energia se pode poupar ao optar pelo modo escuro, em ecrãs OLED. Num Google Pixel, por exemplo, a utilização do Google Maps em Dark Mode correspondeu a uma poupança de bateria na ordem dos 63%, face à app normal.

Num outro estudo, levado a cabo pelo Apple Insider, no dia a dia, foi também conseguida uma diminuição do consumo de bateria na ordem dos 60%. Isto, em termos práticos, resultou em mais 3 horas de utilização do smartphone iPhone X.

Atualmente, existem já várias aplicações preparadas para oferecer o modo escuro aos seus utilizadores. Além das versões mobile, é também cada vez mais comum encontrá-lo no Windows e no macOS.

1
1