tek.sapo.pttek.sapo.pt - 14 jun 19:26

Facebook cria app que paga aos utilizadores pelo acesso aos seus dados

Facebook cria app que paga aos utilizadores pelo acesso aos seus dados

O Facebook anunciou esta semana que vai lançar uma nova app, com o nome “Study from Facebook”, que terá como finalidade recolher informação sobre os utilizadores de smartphones. Os ...

O Facebook anunciou esta semana que vai lançar uma nova app, com o nome “Study from Facebook”, que terá como finalidade recolher informação sobre os utilizadores de smartphones. Os dados recolhidos incluem quais as aplicações instaladas no telemóvel, o tempo que o utilizador passa nas mesmas, bem como o seu país, dispositivo e tipo de rede usada.

Em compensação, o Facebook vai pagar a estes utilizadores por permitirem o acesso aos seus dados. A empresa americana garante que não vai ver qualquer conteúdo específico, incluindo mensagens, passwords e websites visitados pelo utilizador, e que qualquer participante pode abandonar o projeto a qualquer momento.

O Study vai estar disponível na Google Play Store para dispositivos Android, nos Estados Unidos e na Índia. No entanto, nem todos os utilizadores poderão instalar a aplicação. O Facebook vai segmentar os utilizadores através de um anúncio publicitário, sendo que apenas quem o visualizar poderá clicar para se inscrever no programa. A empresa de Mark Zuckerberg não revela quanto irá pagar a cada participante.

De certa forma, o Study vem suceder ao controverso Facebook Research. Criado de forma discreta em 2016, como um “projeto-piloto”, a aplicação oferecia a utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 35 anos vales mensais no valor de 20 dólares. Este projeto acabaria por ser cancelado após a divulgação da sua existência, há poucos meses, pela Tech Crunch.

De modo a evitar polémicas como a anterior, o Facebook revelou que a idade dos participantes vai ser verificada, não sendo permitida a adesão ao programa por menores de 18 anos. Para além disso, serão apresentados vários ecrãs com a descrição exata do tipo de dados que a aplicação vai recolher e ainda o modo como estes serão utilizados.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1