rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 13 jun 01:13

Bispo de Viseu pede aos peregrinos de Fátima que sejam “bons samaritanos para com os irmãos caídos”

Bispo de Viseu pede aos peregrinos de Fátima que sejam “bons samaritanos para com os irmãos caídos”

D. António Luciano Costa preside à peregrinação internacional aniversária de junho. Prelado apontou Maria como um modelo para os pais.

O bispo de Viseu, D. António Luciano Costa, pediu esta quarta-feira à noite aos peregrinos presentes em Fátima que sejam “bons samaritanos para com os irmãos caídos à beira dos caminhos”.

Defendendo que “somos convidados a viver um tempo novo com Maria”, D. António Luciano Costa salientou que “queremos, como bons samaritanos junto dos irmãos caídos, levar-lhes a esperança e a paz.”

O prelado pediu Nossa Senhora “nos ensine a ter compaixão pelos que sofrem, tantos que, afastando-se da fé, entraram em caminhos de perseguição, de fome, de guerra, de falta de condições de vida ou até mesmo de desilusão da própria existência humana”.

Considerando que “a mensagem de Fátima é uma mensagem de amor, de esperança e de paz”, o bispo apontou Maria como um modelo para os pais. “Tantas vezes”, salientou D. António Luciano Costa, com “filhos perdidos em caminhos de miséria e de pecado, de degradação moral, de indiferença humana, de abandono da fé, de individualismo, ou de experiências nefastas da droga ou do isolamento.”

E acrescentou que “as palavras dos pais de Jesus continuam atuais no nosso tempo e desafiam-nos a deixarmos, neste lugar de Fátima, um pedido para imitar Jesus, que crescia ‘em sabedoria, estrutura e em graça’.”

Milhares de pessoas participaram no primeiro dia de celebrações desta peregrinação de junho que assinala a segunda aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos.

Este ano pastoral está a ser vivido em Fátima sob o tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de peregrinar em Igreja”.

Até às 20h00 desta quarta-feira, tinham sido assistidos no posto de socorros do santuário de Fátima 28 peregrinos.

Para esta peregrinação internacional aniversária de junho fizeram-se anunciar nos serviços do santuário de Fátima 65 grupos de peregrinos oriundos de países como a Polónia, com sete grupos, a Itália, com oito grupos, a Alemanha, com dez grupos, e ainda diversos países asiáticos como Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia e Singapura.

1
1