www.publico.ptpublico.pt - 12 jun 14:11

Esqueça a sardinha, em Torres Vedras e na Lourinhã a festa é do carapau

Esqueça a sardinha, em Torres Vedras e na Lourinhã a festa é do carapau

É Carapau! É este o grito de pesca de uma quinzena gastronómica em 17 restaurantes. De 15 a 30 de Junho

Depois de festas e festivais dedicados à aguardente, polvo e marisco da Lourinhã, e ao morango, pastel de feijão e vinho de Torres Vedras, há mais um evento a mostrar que o litoral oeste está bem servido. A primeira Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR (uma estratégia conjunta dos dois municípios) vem com a missão de sensibilizar o público para os benefícios do consumo deste peixe. 

Entre eles, o elevado valor nutritivo, a versatilidade nos pratos, o preço mais acessível e a abundância na costa portuguesa. São 17 os restaurantes que se associam à iniciativa, com uma ementa sob o signo do carapau e propostas que vão do tradicional ao contemporâneo.

Da Praia da Assenta, no concelho de Torres Vedras, até Paimogo, no concelho da Lourinhã, informa a organização, vão poder saborear-se pratos confeccionados com carapau, das “receitas mais tradicionais aos pratos mais criativos e de fusão”, garantem.

A organização é da Agência de Desenvolvimento Costeiro Ecocoast em parceria com o Grupo de Acção Local ecoMAR, Docapesca, escola profissional Seminfor, juntas de freguesia e a comunidade escolar.

Restaurantes

Concelho de Torres Vedras: A Cerca, Ave Dourada, Bronzear, Búzios Good. Time, Cantinho do Páteo, Do Pisão, Manjar Real, Noah, O Retiro do Camarão, Peixão, Praia Azul, Santa Come, 
Concelho da Lourinhã: Jardim Cervejaria, O Zambujo, Pizza & Companhia, Restaurante Castelo, Vista Mar by Noiva do Mar
Site: EcoMar

1
1