expresso.ptexpresso.pt - 12 jun 18:47

Irmã de líder norte-coreano viaja para homenagem a ex-primeira dama da Coreia do Sul

Irmã de líder norte-coreano viaja para homenagem a ex-primeira dama da Coreia do Sul

Antiga primeira dama da Coreia do Sul, Lee Hee-ho, morreu na segunda-feira e havia visitado por diversas vezes a Coreia do Norte

Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, viajou até à zona desmilitarizada entre as Coreias para entregar uma mensagem de condolências e flores após a morte da antiga primeira dama da Coreia do Sul, Lee Hee-ho. A visita aconteceu ainda durante a tarde desta quarta-feira, confirmou fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Seoul, citada pela Al-Jazeera.

A irmã do líder da Coreia do Norte deve também aproveitar a visita para se encontrar com representantes do Governo sul-coreano em Panmunjeom, uma pequena localidade junta à fronteira entre os dois países.

Lee Hee-ho morreu esta segunda-feira e era viúva do primeiro Presidente da Coreia do Sul que visitou o Norte, Kim Dae-jung, após a guerra entre os dois países (1950-1953). A antiga primeira-dama apoiava a reunificação das Coreias e visitou por diversas vezes o Norte, estando até presente no funeral de Kim Jong Il, ex-líder norte-coreano e pai de Kim Jong-un.

No último ano vários encontros entre representantes das duas Coreias têm acontecido. De salientar as três cimeiras entre os chefes de Estado de ambos os países.

1
1